Atualmente, as negociações online têm se tornado cada vez mais populares, uma vez que os consumidores têm optado por obter cada vez mais produtos via internet. Nesse sentido, quem resolve empreender de forma online precisa estar atento às estratégias de marketing que estejam de acordo com essa plataforma, de modo a gerar engajamento e chamar a atenção do consumidor.
Entretanto, muitos empreendedores ainda têm resistência a se aventurar nesse modelo de marketing, seja por insegurança, seja por desconhecer o poder dessa ferramenta. Sendo assim, separamos neste texto algumas estratégias que podem ser utilizadas por quem empreende via internet, com vistas a produzir bons vídeos e aumentar cada vez mais o alcance e, consequentemente, permitirá ao empreendedor conquistar novos clientes e aumentar significativamente as suas vendas. Esse tema te interessa? Continue lendo o texto para conhecer as nossas dicas!
Por que apostar nos vídeos como estratégia de marketing?
Os vídeos têm o poder de aproximar os consumidores e as marcas, conquistando a atenção do público através da comunicação eficiente ao apresentar os produtos de forma prática e eficaz. O sucesso dessa estratégia de marketing se dá devido, principalmente, à preferência, por parte dos consumidores, por conteúdos audiovisuais em vez de textos.
O vídeo é uma estratégia bastante interessante de marketing digital, pois consiste em um modelo de marketing que utiliza a internet como meio de divulgação de produtos, serviços e marcas; além de permitir a interação entre a marca e o público. Outro ponto importante é que os resultados dessa estratégia podem ser obtidos de forma rápida, praticamente em tempo real.
Produzir bons conteúdos audiovisuais não é uma tarefa muito difícil, mas é preciso estar atento a alguns pontos para ter sucesso nessa estratégia de marketing. Assim, além de produzir um bom conteúdo, é fundamental que se tenha, também, atenção a alguns detalhes técnicos que podem fazer toda a diferença para a qualidade do produto final, conforme falaremos no próximo tópico.
O que é preciso para produzir um bom conteúdo audiovisual?
Como já dissemos, produzir um bom vídeo marketing não é uma tarefa de extrema dificuldade, mas é importante ter um bom planejamento para executar bem essa tarefa. Não é necessário se preocupar em montar superproduções, mas existem itens mínimos com os quais é preciso ter cuidado, ou o efeito esperado pode não ser alcançado. Seu vídeo precisa ser atraente, inovador e se destacar dentre os demais, antes de qualquer coisa. Além disso, é importante também:
1. Utilizar bons equipamentos de filmagem
Um vídeo com áudio ruim e má qualidade de imagem não é nem um pouco atrativo para o consumidor. Desse modo, é fundamental para quem pretende trabalhar com conteúdo audiovisual a aquisição de um bom equipamento de filmagem, que pode ser tanto uma boa câmera quanto um bom smartphone. Esteja atento, também, ao nível de iluminação do ambiente no qual o vídeo será gravado, já que imagens escuras ou desfocadas também não são nada atraentes para um vídeo de marketing.
2. Ter um local apropriado para a gravação
O ambiente onde seu vídeo será gravado deve estar de acordo com o seu objetivo. As possibilidades são muitas: é possível gravar o seu vídeo ao ar livre ou em ambientes fechados, com cenários naturais ou criados exclusivamente para a gravação dos vídeos. Em caso de cenários criados, é importante estar atento à coerência entre os objetos escolhidos para a composição e os seus objetivos. Além disso, itens, como ruídos indesejados, interrupções e iluminação devem ser objeto de atenção e cuidado constante.
3. Atentar-se à duração dos vídeos
Conteúdos online precisam ser rápidos, uma vez que a dinâmica das redes sociais não combina com conteúdos muito longos. Desse modo, vídeos curtos, de preferência com alguns segundos, conseguem alcançar mais pessoas. Assim, seja objetivo quando for produzir seu conteúdo audiovisual, indo direto ao assunto e evitando se prolongar muito, para que o seu espectador não se disperse e acabe abandonando o vídeo antes do final. Caso seja necessário se estender, faça de forma que seu conteúdo permaneça atraente, interessante e criativo, o que faz com que as pessoas permaneçam assistindo, apesar da extensão mais longa.
4. Conheça bem o seu público-alvo
É de extrema importância conhecer o perfil das pessoas para quem você pretende falar. Criar vídeos que não se adequam à realidade do seu público-alvo pode causar o efeito contrário do esperado: o público pode se distanciar da sua marca, ao invés de se aproximar. Por isso, adeque a linguagem e os recursos utilizados no seu vídeo ao perfil do público que consome o seu produto. Lembre-se: quanto mais alinhado o seu vídeo tiver às necessidades do seu espectador, mais próximo do esperado será o efeito dele.
5. Crie um roteiro
Planejamento é essencial para absolutamente qualquer atividade. Desse modo, criar um roteiro organizado para seu vídeo é de suma importância, tanto quanto ter bons equipamentos. Ter um roteiro auxilia muito na objetividade do seu vídeo, tornando-o organizado e estratégico. É adequado, inclusive, que o seu roteiro esteja acessível durante a gravação do vídeo.
6. Faça uma boa edição
Após a gravação do vídeo, é importante ter em mente que a edição é de extrema importância para a qualidade do resultado final. Para isso, é importante que você domine softwares de edição que permitam cortar cenas indesejadas, adicionar comentários e animações, dentre outros recursos. Existem muitos softwares no mercado que são de fácil manipulação, muitos deles gratuitos, inclusive. Entretanto, caso você não tenha familiaridade com esse tipo de ferramenta, uma possibilidade interessante é contratar uma agência de publicidade para a realização desse serviço.
Como vimos, a produção de vídeos como estratégia de marketing não é uma tarefa que apresenta um grande nível de dificuldade. Vídeos bem feitos são uma ótima forma de atrair os olhares do consumidor para a sua marca. Assim, que tal começar a pensar na possibilidade de utilizar essa estratégia para ampliar seus negócios e ter cada vez mais sucesso?
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