O vídeo é uma ferramenta útil e poderosa para usar em sua comunicação de marketing. Um vídeo pode ajudar os clientes em potencial a entender mais sobre sua empresa e o que você está oferecendo. No entanto, gravar um vídeo é mais fácil dizer do que fazer. Se você é uma pequena empresa com um orçamento pequeno, pode ter dúvidas como: por onde começo? Qual equipamento devo adquirir? E como devo promover meus produtos ou serviços usando vídeo?
Não se preocupe! Neste post, vou falar sobre os passos básicos. Seguindo estas etapas, você poderá criar seu primeiro vídeo promocional rapidamente. Eu garanto que será uma adição incrível à sua página de produto e plataformas de mídia social.
Passo 1: escrever um roteiro
As pessoas acham que o ingrediente chave para um vídeo de sucesso é a qualidade da produção e o uso de fotos brilhantes e impressionantes. Spoiler: não é. O elemento mais importante de quase qualquer vídeo é ter um bom roteiro. Os visitantes podem tolerar imagens abaixo do padrão, desde que o áudio seja claro e a mensagem ressoe com eles. Da mesma forma, a peça mais bem filmada e sofisticada do mundo não fará muito se o roteiro não fizer sentido.
Gaste mais tempo ao criar, refinar e editar seu roteiro.
Além disso, ter um roteiro bem escrito ajudará você a ter confiança na hora de gravar o vídeo. Você saberá o que dizer e fazer, o que aumenta a chance de um bom desempenho.
Os três ingredientes principais de um ótimo roteiro
Em um vídeo promocional básico, você precisa abordar algumas coisas: o problema do cliente, suas credenciais para resolver esse problema e a proposta de valor do seu produto ou serviço. Em termos abstratos, são Pathos, Ethos e Logos.
Pathos é o apelo emocional. Você deseja conectar sua empresa aos sentimentos de seu cliente em potencial. Esses podem ser seus pontos problemáticos ou a razão pela qual eles podem estar procurando seu produto em primeiro lugar.
Ethos é a credibilidade e autoridade que seu negócio tem. Esta pode ser sua experiência, sua visão ou seu sucesso passado. Seja o que for, deve convencer seus clientes a confiar em você.
Logos são os fatos concretos: o que seu produto ou serviço realmente é e faz. Você deve expressar isso como uma proposta de valor que vincule a função à necessidade do cliente.
Exemplos
Por exemplo, você pode ter uma empresa B2B que vende um plugin para pagamentos internacionais. Sua mensagem essencial pode se resumir a:
“Você está deixando dinheiro na mesa porque não está atendendo clientes internacionais (pathos). Construímos um produto que permite receber pagamentos de qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo (logotipos). Temos 3.000 clientes satisfeitos e oferecemos as taxas de transação mais baixas do mercado (ethos).”
Vejamos um exemplo B2C. Imagine que sua empresa vende jeans:
“É difícil encontrar ótimos jeans que sirvam que realmente sirva e caia bem em você (pathos). Trabalhamos com milhares de pessoas em todo o mundo (ethos), para desenvolver cortes sob medida que se encaixam perfeitamente em qualquer medida (logotipos).”
Anotá-la
Tente mapear esses elementos para o seu negócio. Veja se você consegue ser o mais sucinto possível – idealmente em apenas algumas frases. Este é o núcleo do seu roteiro, que você pode expandir com mais informações sobre seu produto ou serviço. Você pode até mesmo demonstrar seu produto, se for o caso.
Vídeo curto, roteiro curto
Um vídeo promocional bom e simples geralmente dura cerca de 1-2 minutos. Em termos de script, isso significa algo entre 100 e 200 palavras. É difícil condensar tudo o que você quer dizer em uma quantidade tão pequena de texto, mas vale a pena. Vídeos curtos funcionam muito bem. Além disso, há uma chance menor de seus clientes perderem o interesse. Boa sorte!
Passo 2: filmando seu A-roll
A-roll é o termo usado para descrever a cena principal de qualquer vídeo. Na maioria dos casos, trata-se de uma simples “cabeça falante”. As cabeças falantes tendem a ser uma abordagem tão boa para o seu primeiro vídeo quanto as animações. Por quê? Porque adiciona credibilidade quando as pessoas podem realmente ver os rostos por trás de um negócio.
Então, escolha uma pessoa que lerá o roteiro e prepare-se para gravar seu vídeo.
Encontre um bom lugar para fotografar
Idealmente, você quer uma sala silenciosa com boa luz natural. Uma parede branca simples pode funcionar, mas adicionar plantas ou móveis interessantes tornará seu vídeo mais visualmente interessante. Se você quiser fotografar na frente de uma parede branca, certifique-se de não ver a sombra da pessoa que está na frente dela.
Use um tripé para segurar o smartphone. Coloque seu laptop em um suporte para usar como um teleprompter.
Decida se prefere sentar ou ficar de pé para assistir ao vídeo. Se estiver sentado, encontre um banquinho ou uma cadeira que o obrigue a sentar-se direito. Vai ficar melhor na câmera.
As câmeras dos smartphones são melhores do que você pensa
Atualmente, as câmeras dos smartphones são mais do que suficientes para gravar um bom vídeo “falando”. No entanto, se você tiver uma DSLR ou uma câmera de última geração que saiba operar, é ainda melhor.
Alinhe seu alvo em uma boa altura “média”. Significado: cabeça e tronco são claramente visíveis, e seu alto-falante está perto o suficiente para que as expressões faciais sejam fáceis de ler.
Um exemplo de bom enquadramento para filmagem simples.
Dica: se estiver usando um smartphone ou uma câmera externa, coloque o laptop atrás ou logo abaixo da câmera. Você pode exibir seu roteiro na tela e usá-lo como um teleprompter!
Use um bom aplicativo de gravação de vídeo
Se você estiver gravando em um smartphone, vale a pena baixar um aplicativo específico de gravação de vídeo. Eles podem lhe dar mais controle sobre a exposição (o brilho) e o foco (o que está em foco e o que não está). O aplicativo de câmera padrão possui ferramentas para ajustar essas configurações, mas elas podem não ser tão extensas quanto outros aplicativos.
Se você estiver usando outra câmera, o YouTube é seu amigo. Há toneladas de ótimos tutoriais online.
Faça quantas tomadas quiser
Em vez de se preocupar em tentar fazer tudo perfeito de uma só vez, reserve um tempo para acertar. Faça quantas tomadas quiser até ficar satisfeito. No entanto, ainda pode ser útil decorar seu texto antes de começar a gravar. Você também pode usar um laptop para exibir seu roteiro. Basta colocá-lo atrás ou abaixo da câmera.
Não se esqueça de olhar para a câmera quando estiver falando. E tente ser animado e engajado! Muitos grandes sorrisos e energia positiva causarão uma impressão melhor em seu público.
Etapa 3: filmando seu B-roll
B-roll são as tomadas adicionais que incrementam seu vídeo. Eles adicionam algum interesse visual e criativo.
O tipo de B-roll que você precisa filmar depende muito do produto ou serviço específico que você oferece. Se você vende um produto físico, pode querer tirar algumas fotos de perto do produto em si. Se você vende um produto de software, as capturas de tela do painel, por exemplo, são mais apropriadas. E, se você vende um serviço, pode querer obter algumas fotos gerais de si mesmo ou de sua equipe no trabalho. Isso dará aos clientes em potencial uma ideia da atitude e do estilo do seu negócio.
Close do produto
Exponha seu produto em um espaço neutro e bem iluminado. Certifique-se de obter muitos ângulos e tipos diferentes de fotos. Sempre filme mais opções do que você acha que precisa. Use um tripé se você tiver um. Isso manterá sua filmagem o mais estável possível.
Fotos gerais do escritório
Da mesma forma, para vistas gerais de um escritório ou fábrica, gaste algum tempo obtendo o máximo de opções possíveis com qualquer câmera que você tenha. Algumas fotos panorâmicas lentas, de preferência usando um tripé, adicionarão algum movimento e interesse visual, enquanto alguns close-ups de pessoas trabalhando também podem adicionar interesse.
Screencasts
Se você está promovendo um produto de software, você vai querer mostrar sua funcionalidade e interface do usuário. Para fazer isso, você precisará de uma boa ferramenta de captura de tela. Felizmente, existem vários aplicativos de desktop e nuvem fáceis de usar disponíveis. Experimente alguns! Encontre o que for mais intuitivo para você.
Tenha em mente: você provavelmente terá que aumentar muito o zoom em sua interface para torná-la visível para os espectadores. Por quê? Porque seu vídeo normalmente será assistido em um quadro menor de 640 px, em vez de em tela cheia. Tente mostrar uma coisa claramente a cada foto e demonstre o produto em ação.
Passo 4: junte tudo
Nesta etapa, você começará a fazer alguma mágica. Você vai combinar e editar a filmagem que acabou de gravar e criar um belo vídeo. Existem muitos ótimos aplicativos de edição de vídeo disponíveis que permitem uma edição simples e rápida.
Percorra suas filmagens e encontre as melhores tomadas de sua gravação A-roll de “cabeça falante”. Junte-os para criar sua faixa de áudio e o ângulo da câmera principal.
Em seguida, inclua alguns dos seus B-rolls em cima das outras filmagens para adicionar interesse visual. Você também pode usar tiros B-roll para esconder quaisquer cortes de salto desajeitados. Eles garantirão que seu vídeo flua sem problemas, enquanto exibe seu produto ou serviço ao mesmo tempo.
Depois de ter um corte básico com o qual você está satisfeito, você pode elevar ainda mais as coisas adicionando efeitos visuais.
Etapa 5: inclua elementos animados adicionais
Há um monte de ótimas ferramentas disponíveis que permitem adicionar sobreposições e animações simples aos seus vídeos, como sequências de logotipo e frases de destaque. Basta enviar seu rascunho para uma dessas ferramentas de edição de vídeo online. Em seguida, adicione os elementos animados que melhor ajudam a contar sua história.
Quase lá! O último passo é adicionar música, porque a música pode fortalecer ainda mais sua mensagem. Isso cria um bom humor, que por sua vez pode deixar seus visitantes mais felizes! Você pode incluir música com a maioria das ferramentas de edição de vídeo online mencionadas neste post. Mas você também pode comprar boas opções de músicas e vídeos em sites como o Pond5. Mantenha o volume da música bastante baixo, no entanto. Você não quer que ele abafe sua voz.
Uma vez que o áudio está no lugar, você está pronto para ir! Carregue seu vídeo em seu site, YouTube e onde mais for apropriado para sua empresa. Apenas certifique-se de implementar o SEO de vídeo para obter sua classificação de vídeo com a nossa consultoria em SEO, se você precisar de especialistas para te ajudar entre em contato com a Equipe da Natomada Produções!
O Marketing Pago, ou divulgação de uma indústria, é o último estágio de um plano de Marketing Digital 4.0. Em diversos conteúdos, disponíveis em nosso Blog, abordamos temas como Identidade Visual, Website, Redes Sociais, SEO, Inbound Marketing, Persona, dentre outros essenciais a um Plano de Marketing. Em uma analogia que eu costumo utilizar, com o trabalho realizado até agora a sua indústria arrumou a casa, preparou o cardápio, drinks, decoração, música, fez uma lista de convidados e é chegada a hora de chama-los para a sua festa!
A geração de Leads é um dos aspectos mais importantes do Marketing Digital para indústrias, é o divisor de águas quando falamos da criação de uma presença online que se converta em negócios e crescimento para empresa.
Com tantas possibilidades e estratégias a serem trabalhados para geração de leads de qualidade fica fácil se perder na organização e conseguir coloca-las para trabalhar em conjunto.
Neste artigo te ajudarei a organizar este processo com ideias, dicas e estratégias, aumentando o número de leads geradas, qualidade destas leads, gerando mais e mais negócios para sua indústria. Vamos Lá!?
O protocolo HTTPS é comumente usado para criptografar dados confidenciais que estão sendo enviados em nosso site. Este post descreve algumas dicas úteis com base em nossas próprias experiências que podem ser úteis se você estiver pensando em mudar para HTTPS/SSL.
Sua indústria não vê resultado nas estratégias de marketing atualmente aplicadas? É hora de desenvolver uma estratégia de inbound marketing e colocá-la em prática! O inbound marketing consiste na criação de conteúdos que nutram os seus clientes em potencial ao longo das 3 etapas do funil de vendas: atração, relacionamento e conversão (vendas!).
Neste artigo apresentarei ideias de marketing de conteúdo a serem desenvolvidas ao longo do funil de vendas de forma a melhorar o resultado de suas ações de marketing.
No mundo cada vez mais conectado de hoje existem varias maneiras digitais para indústrias alcançarem seus compradores em potencial, e-mails, e-books, artigos, redes sociais e vídeos podem ser usados para gerar engajamento e reconhecimento de marca por parte deste público. Como você deve criar conteúdos para atrair estes compradores? A resposta é, sabendo e entendendo quais são as suas necessidades e interesses!
Você pode e deve criar uma estratégia de produção de conteúdo, escrever artigos, e-books, mas se não personalizar estes materiais às necessidades e interesses deste público específico, grande parte deste trabalho será em vão.
Utilizamos cookies para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Natomada Produções a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.