Reels: aprenda a bombar o Instagram

Se você usa muito o Instagram, com certeza já viu aqueles vídeos curtos e descontraídos pelo seu feed, muitas vezes com dublagens bem-humoradas e desafios.  Esses vídeos para Instagram são produzidos pelo Reels, recurso lançado pela rede social em junho de 2020 para concorrer diretamente com o TikTok.

Normalmente, produzir conteúdos em vídeo para internet exige alto investimento em relação ao tempo, dinheiro e produção. 

O Reels, entretanto, assim como seu concorrente, foi pensado para servir como uma alternativa fácil e barata para divulgar conteúdos audiovisuais. Eles não exigem um investimento alto e podem ser criados diretamente no Instagram. Essa é uma ótima oportunidade para sua marca ter um maior alcance e visualização, com uma comunicação rápida e divertida.

Por isso, a ferramenta caiu rapidamente no gosto popular!

Se você quer usar o Reels para produzir posts criativos, precisa entender como o recurso funciona. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre esta nova ferramenta do Instagram e aprenda a gravar e postar os miniclipes.

O que é e como funciona o reels 

O Reels é uma função do Instagram que permite criar vídeos criativos de até 15 segundos

O conteúdo produzido no Reels fica salvo no perfil do usuário e pode ser acessado no botão de claquete. Pode ser publicado nos Stories ou feed, enviado para amigos via Direct ou compartilhado diretamente na aba “Explorar”, que proporciona maior alcance à publicação. 

Portanto, a expectativa é que o potencial do Reels alcance um patamar muito mais profundo.

E, como o conteúdo fácil e rápido de ser criado, pode se fazer presente de forma constante no planejamento do marketing de conteúdo. 

A gravação do Reels pode ocorrer em clipe único ou uma sequência de takes, como acontecia no Cenas. Também é possível adicionar um vídeo da galeria para compor o filme, adicionar música e filtros ao conteúdo. 

Motivos para usar esse recurso 

Todo mundo precisa entrar nessa onda de vídeos no Reels? A resposta é não, mas se esse recurso se encaixa bem na estratégia de divulgação da sua empresa, por que não adotá-lo?

Veja alguns motivos para apostar no Reels para Instagram: 

  • Ele se encaixa perfeitamente na proposta do Instagram: a redes social é alegre e visual e os usuários gostam de se divertir passando boas horas consumindo os conteúdos;
  • Anúncios do Instagram no formato Reels tem um alcance incrível
  • Apareça na frente: em uma busca por hashtags, os conteúdos do Reels são mostrados no topo da lista, na frente de outras publicações. Isso tem acontecido porque o Instagram quer promover a ferramenta, por isso tem dado mais destaque a esses conteúdos.
  • Conteúdo do Reels é mais fácil de compartilhar que os do IGTV, permitindo o compartilhamento por qualquer pessoa.

Como usar o Reels para fazer vídeos curtos

Fazer um vídeo no Reels não é uma tarefa difícil. Mas se você não tem ideia de como fazer isso, não se preocupe. Preparei um passo a passo que vai te ajudar! 

  • 1º passo: abra o aplicativo e selecione o ícone do Reels no centro da aba que fica no rodapé da tela;
  • 2º passo: se quiser incluir uma música, selecione o ícone de partitura musical para  acessar as opções na biblioteca do Instagram ou digite o nome da música. Selecione a opção desejada e use a barra para escolher o trecho que quer incluir no vídeo. Em seguida, toque no ícone “Play”;
  • 3º passo: escolha a velocidade de reprodução do conteúdo, podendo ser mais lento ou mais rápido;
  • 4º passo: no ícone da carinha sorrindo você pode escolher as máscaras e filtros disponíveis;
  • 5º passo: se quiser gravar vídeos para o Instagram sem utilizar as mãos, selecione o temporizador;
  • 6º passo: quando terminar a gravação, um novo ícone vai aparecer na tela. Você pode clicar nele para dar continuidade à gravação, seguindo o ângulo exato do frame, o que permitirá dar continuidade à cena;
  • 7º passo: depois de definir os efeitos e gravar, é possível adicionar legenda ao vídeo e usar hashtags;
  • 8º passo: o Instagram permite o compartilhamento na guia Reels do perfil e na seção “Explorar”. Existe ainda a opção de habilitar o compartilhamento no feed e nos Stories. Para compartilhar o vídeo no Reels, pressione o botão “Compartilhar”. 

O vídeo publicado no Reel será disponibilizado em seu perfil e poderá ser visualizado por pessoas que chegam até seu perfil. É possível monitorar curtidas, visualizações, comentários e compartilhamentos.

Além disso, ao clicar no ícone de três pontos, aparecerá outras opções, como: excluir, salvar no celular, copiar link ou compartilhar o vídeo em outras redes sociais ou por mensagem.

Atenção!

Se você tentou acessar a ferramenta seguindo nosso passo a passo, mas não encontrou, pode ser porque você não tem a última versão do aplicativo instalada.

Para verificar essa informação, acesse sua loja de aplicativos, busque pelo Instagram e selecione a opção atualizar. Depois que o processo for concluído é só voltar aqui e seguir o caminho que indicamos. 

Dicas para aproveitar ao máximo o Reels no Instagram 

Agora que você já aprendeu a gravar vídeos no Reels, veja algumas dicas para produzir seu conteúdo e usá-lo de forma estratégica!

Faça ajustes antes de gravar

Antes de apertar para gravar, utilize o menu da lateral esquerda para ajustar definições como: temporizador (para gravar sem usar as mãos), efeitos e velocidade da gravação (mais lento ou mais rápido), caso necessário. Lembre-se que o formato do vídeo deve ser vertical e a duração é de 15 segundos.

Publique o conteúdo no Feed

Além de colocar no Stories, também compartilhe o vídeo no feed para que os seus seguidores ajudem no engajamento da postagem, tornando-o mais relevante para o algoritmo do Instagram.  

Escolha uma imagem atrativa para a capa

Sempre que for publicar um vídeo (seja no Reels, IGTV ou mesmo no feed) crie uma capa chamativa. Não é necessário um trabalho complexo de design, mas é fundamental despertar o interesse do público. Isso pode fazer com que mais pessoas cliquem no seu vídeo, levando a rede social a exibi-lo para mais pessoas.

Use hashtags (#)

Ao finalizar a gravação, escreva uma legenda para o vídeo e não se esqueça de incluir as famosas hashtags, que nada mais são do que palavras chave para facilitar o acesso ao seu conteúdo. 

Ao clicar em uma, é possível encontrar várias publicações com temas associados a ela. Portanto, inserir # em todos os posts do Instagram é uma forma de torná-los mais populares e acessíveis para outros usuários.

Mas, cuidado. Não use uma hashtag só porque ela é bastante famosa, escolha palavras que tenham a ver com o conteúdo do vídeo que vai publicar. 

Faça anúncios no estilo do Reels

Se o tráfego pago fizer parte da sua estratégia de marketing digital, vale a pena apostar no formato mais descontraído do Reels.

Seja criativo

Deixei por último, mas, talvez, essa seja a dica mais importante para ter engajamento e resultados satisfatórios com o Reels. Crie vídeos engraçados, descontraídos e bem criativos!

O recurso pode ser usado, por exemplo, para divulgar pequenos teasers entre os episódios dos conteúdos do IGTV ou Youtube. O importante é saber explorar as oportunidades e a sua criatividade.

Pronto, agora você já sabe o que é o Reels, a importância de “entrar nessa brincadeira” e como gravar vídeo para internet. Então, já pode começar a pensar conteúdos estratégicos para gravar seus vídeos para Instagram.

Mas se ainda tem dúvidas sobre como escolher os conteúdos e gravar, entre em contato com a Natomada Produções para uma consultoria completa em vídeo para internet e aprenda mais dicas estratégicas para bombar seu Instagram!

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