Apesar de estar focada em conectar profissionais espalhados pelo mundo todo, o LinkedIn é uma rede social como qualquer outra. E a plataforma já mostrou a sua força nos últimos anos como ótima ferramenta de relacionamento e de marketing pessoal.
Fala-se muito sobre a importância de estratégias de abordagem e conteúdo no Instagram e Facebook, para engajamento e autoridade.
Mas, dependendo do seu segmento, o LinkedIn entra como uma plataforma essencial e deve ter um olhar mais atento dos gestores e empreendedores, já que pode gerar conexão e excelentes negócios.
Para te ajudar a ter ideias e explorar novas possibilidades, aqui nesse artigo vamos falar um pouco sobre marketing no LinkedIn.
Você e o seu negócio ainda não fazem marketing no Linkedin? Então, está na hora de começar a agir!
Fique de olho nas dicas que vamos trazer aqui e aproveite todo o potencial que o LinkedIn pode oferecer para o seu negócio! Confira e boa leitura!
Marketing no LinkedIn: por onde começar
A primeira atitude que você deve tomar é perceber que LinkedIn é uma ferramenta incrível para quem quer construir a sua autoridade e assim começar a construir a sua marca.
A plataforma tem menos espaço para brincadeiras e memes, pois a audiência busca por conteúdos de qualidade, informativos e que aumentem os seus conhecimentos.
Assim, para começar a usá-lo estrategicamente é preciso criar o seu perfil corretamente.
Por se tratar de uma rede voltada para os negócios, é importante preencher as informações e dados de forma completa.
Tanto em relação ao conteúdo dos dados informados, quanto à questão dos campos, que devem ser preenchidos em sua totalidade e com informações detalhadas sobre o seu perfil profissional.
O perfil conta com campos de informações pessoais e de contato, que são básicas, até experiências com publicações, prêmios, projetos voluntários e outras experiências.
Você pode ter um perfil pessoal, com foco nas suas habilidades e projetos ou uma página empresarial, com timeline focada em artigos publicados. Tudo vai depender do seu objetivo.
Nada impede de você ter duas ou somente uma. A decisão vai de acordo com a sua estratégia profissional ou com o perfil do seu negócio.
Como fazer marketing no Linkedin
Agora você não tem mais dúvidas sobre o poder do marketing no Linkedin. Então, vamos às dicas práticas! Confira abaixo como a sua empresa pode crescer com essa rede social.
Amplie os seus contatos e crie uma rede poderosa
Como qualquer outra rede social, o LinkedIn é uma ferramenta de contato e interação. Ou seja, você precisa se posicionar para ser notado.
Assim, não basta ter uma rede ampla, sem conexão com o seu negócio. É necessário ter uma rede de contatos que tenha interesse em você ou no seu negócio.
Pessoas que vão acompanhar todo o material produzido, ajudando no seu crescimento e dando dicas de como pode melhorar.
E aqui temos uma dica importante: sempre que adicionar uma pessoa nova, faça uma breve apresentação sobre você e seu negócio para que ela conheça mais sobre o seu perfil.
Engaje o seu público
Se é rede social, precisa de engajamento, seja no perfil pessoal ou na página da empresa. Por isso, chame atenção, desperte o interesse, estimule a interação do público com seu negócio.
Como fazer isso? Criando conteúdo relevante e de qualidade. Mas lembre-se que a rede requer um posicionamento mais objetivo e sem muitas brincadeiras.
Dessa forma, aborde assuntos que fazem sentido para a sua persona, as suas necessidades e dores. Mais do que nunca, seja autoridade!
Conteúdo de qualidade: o segredo do marketing no LinkedIn
Conteúdo de qualidade converte! Por isso, vamos reforçar esse ponto.
As pessoas estão no LinkedIn para ter contatos profissionais, parcerias, novas oportunidades. Portanto, ofereça um conteúdo relevante para o trabalho e a vida delas.
Compartilhe links externos, faça curadoria de informações, crie seus próprios artigos, ganhe mais visibilidade e aumente sua autoridade.
Sempre que possível, evite propagandas em excesso!
Os algoritmos do LinkedIn impulsionam os conteúdos que se mostram relevantes para a sua rede. Pense nisso!
Participe de grupos
Essa é outra estratégia importante de marketing no LinkedIn e uma ótima forma de fazer conexões.
Busque por grupos específicos em seu nicho e interaja com profissionais que pensam como você. Converse, compartilhe ideias, insights, faça perguntas sobre sua atividade, troque experiências!
Comece os seus próprios grupos
Se não encontrar um grupo para seu nicho ou mesmo se quiser ter um mais focado e próximo ao seu negócio, crie seu próprio grupo.
A propriedade do grupo ajuda você a se destacar como líder em seu setor. Além disso, é uma excelente forma de fazer conexões e firmar a sua marca pessoal.
Faça anúncios no LinkedIn
Investir financeiramente em conteúdos é uma boa oportunidade para ajudar o seu negócio a crescer.
Apesar de o investimento ser mais caro que no Instagram e Facebook, os anúncios do LinkedIn possuem uma vantagem: é possível fazer uma melhor segmentação e, assim, alcançar um público muito mais qualificado.
A segmentação pode ser feita, por exemplo, por dados profissionais, como setor de atuação, número de funcionários e localização. Ou, também, por dados pessoais.
Os tipos de anúncios também podem ser variados. O conteúdo patrocinado ajuda a dar mais visibilidade ao que foi produzido por você. É um investimento na construção de autoridade e valorização do seu material.
Outra ideia é divulgar bônus, como e-books e webinários exclusivos. As possibilidades são inúmeras!
Então, nossa recomendação é a seguinte: quando for elaborar suas estratégias de marketing no LinkedIn, procure explorar ao máximo todos os recursos e oportunidades dessa ferramenta.
O LinkedIn é uma plataforma que pode ser usada de forma complementar para gerar leads para impulsionar o seu negócio e fortalecer sua presença digital.
Se você usar essas dicas, verá sua lista de conexões e leads aumentar!