Escrever conteúdo de qualidade deve ser um aspecto fundamental de toda estratégia de SEO. Mas quando seu conteúdo é considerado de alta qualidade? E isso é igual para seus usuários e para o Google? Neste artigo, discutirei o que é conteúdo de qualidade e como você pode garantir que seu próprio conteúdo atinja o alvo. Exigirá algumas habilidades de escrita criativa, mas não se preocupe, você não precisa se tornar o próximo Machado de Assis. Ao focar nas coisas certas, você pode criar conteúdo de alta qualidade que seus usuários terão prazer em ler.
O que é conteúdo de qualidade?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Porque saber como escrever conteúdo de qualidade ajuda a obter mais visitantes, taxas de rejeição mais baixas e conversões mais altas. Mas quem determina a qualidade do seu conteúdo? A resposta fácil é: seus usuários. O que também torna a criação do conteúdo certo um pouco mais difícil. Porque cada usuário é diferente. Cada usuário tem uma intenção de pesquisa diferente. E cada usuário sabe o que quer, mas, infelizmente, você pode não saber. Não exatamente, de qualquer maneira.
Não é assim que você esperaria que um artigo sobre como escrever conteúdo de qualidade começasse, não é? Não se preocupe, definitivamente ainda não terminamos! Embora a qualidade do seu conteúdo seja eventualmente determinada pelos seus usuários, existem algumas etapas que você pode seguir para garantir que terá um conteúdo bem pensado, legível e atraente.
Tornando esse conteúdo muito mais qualificado para ser considerado de alta qualidade por seus usuários e mecanismos de pesquisa. E sim, isso vai levar algum tempo. Mas é todo o tempo bem gasto, acredite em mim. Lembre-se do que eu disse antes sobre o conteúdo de qualidade que você pode obter.
Como criar conteúdo de qualidade
1. Escreva para seus leitores, não para você
Se você tem um site de comércio eletrônico, deseja que os leitores conheçam os produtos ou serviços que oferece. Se você é um blogueiro, deseja que seus leitores conheçam você e os assuntos de seu interesse. Claro, essas são as coisas sobre as quais você deseja escrever. No entanto, é importante levar em consideração o que seus usuários realmente querem ler. Que interesses eles têm? Que eventos ou notícias eles seguem, que você pode relacionar ao seu negócio? E quais ‘problemas’ eles estão tentando resolver que os levaram ao seu site?
A primeira etapa na criação de conteúdo que os usuários consideram de alta qualidade é verificar se ele contém as informações que eles procuram. Para descobrir quais informações seus usuários estão procurando, você deve conduzir uma boa pesquisa de palavras-chave. Isso o ajudará a determinar sobre quais assuntos escrever e quais palavras seu público usa. Isso também ajuda a sua classificação, pois mais visitantes e taxas de rejeição mais baixas indicam ao Google que sua página é um bom resultado a ser exibido em seus resultados de pesquisa.
2. Torne seu conteúdo legível e envolvente
Se você quiser passar sua mensagem e garantir que as pessoas leiam toda a sua postagem ou página do blog, torne seu conteúdo fácil de ler . O que significa pensar na estrutura do seu texto e nas palavras que você usa.
Muito texto sem títulos ou parágrafos tende a assustar as pessoas, então certifique-se de usar parágrafos e vários títulos para dar aos seus leitores um pouco de ar durante a leitura. Além disso, tente limitar o uso de palavras difíceis e seja cauteloso com o comprimento de suas frases. Ambos podem tornar seu conteúdo mais difícil de entender, o que retarda o leitor enquanto lê seu texto.
Divirta-se enquanto escreve e certifique-se de usar variações em seu texto para torná-lo envolvente. Use sinônimos, alterne frases mais longas com mais curtas e seja pessoal ao escrever. Isso o ajuda a escrever conteúdo de qualidade diferente do seu concorrente e ajuda os usuários a conhecer você e sua marca. Quer saber mais? Neste artigo, vamos aprofundar essas dicas para escrever postagens legíveis.
3. Pense sobre a intenção de pesquisa e seu objetivo
Vamos começar explicando o que significa intenção de pesquisa . A intenção de pesquisa é o motivo pelo qual alguém realiza uma pesquisa específica. É o termo usado para descrever seu propósito durante a pesquisa online. Eles têm alguma pergunta que precisam ser respondidas? Ou eles querem comprar algo online? A intenção de pesquisa de alguém faz diferença na maneira como eles consideram a qualidade do seu conteúdo. Isso se encaixa na necessidade deles naquele momento? Então, eles ficarão na sua página por mais tempo. Mas quando eles precisam de uma resposta a uma pergunta e a página em que chegam tenta apenas vender produtos, eles vão embora antes que você perceba.
É importante levar em consideração a intenção de pesquisa ao criar o conteúdo para uma página específica. É por isso que recomendo que você combine seus próprios objetivos com as diferentes intenções de pesquisa que os usuários possam ter. Um dos seus objetivos é conseguir mais assinaturas para a sua newsletter que contém muitas notícias e outras informações relacionadas à sua área? Em seguida, você deve tentar adicionar esse botão de inscrição às suas páginas nas quais os usuários com intenção informativa serão direcionados.
Seu usuário tem uma intenção transacional, o que significa que ele deseja comprar algo? Certifique-se de que o usuário acesse a página certa imediatamente. Se alguém pesquisar o termo “Produto x”, você não quer que ele apareça em uma das postagens do seu blog discutindo um tópico relacionado ao seu produto. Você provavelmente deseja que eles cheguem a uma página dedicada ao “Produto x” ou a uma página de categoria quando houver múltiplas variações do “Produto x”.
Claro, a experiência nos diz que nem sempre é assim tão preto e branco. Mas, considerando a intenção de pesquisa que seus usuários podem ter, ajuda a determinar o foco de seu conteúdo e quais frases de chamariz você deseja adicionar a essa página ou postagem específica. Uma ótima maneira de começar é adotando uma mentalidade de design de conteúdo , que o ajuda a produzir conteúdo centrado no usuário com base em necessidades reais. Além disso, para algumas informações, eu recomendaria dar uma olhada nos resultados da pesquisa para criar um ótimo conteúdo.
4. Seja confiável
Quando as pessoas acessam sua página, também é importante criar confiança. Especialmente quando eles ainda não estão familiarizados com o seu site, você deve mostrar a eles que é confiável. Escrever de forma clara e orientada para o usuário ajuda a estabelecer as bases, mas há mais que você pode fazer. Tente ficar longe de fotos de banco de dados, pois fotos genuínas criam muito mais confiança e dão ao seu site um toque pessoal. Isso também se aplica à sua página ‘Sobre nós’, onde você deve tentar adicionar fotos de sua equipe.
Considere também adicionar classificações ao Google, depoimentos às páginas certas, configurar HTTPS e adicionar outros sinais de confiança. Tudo isso ajuda seus usuários e o Google a entender que seu site pertence a uma empresa real ou a uma pessoa real, o que permite que eles naveguem em seu site com alegria e segurança.
5. Mantenha seu conteúdo atualizado
Outro elemento-chave do conteúdo de qualidade é garantir que ele esteja sempre atualizado e seja relevante. Isso significa que postar uma página ou postagem de blog bem escrita não é a última etapa deste processo. Você tem que atualizar seu conteúdo de vez em quando para garantir que as pessoas possam encontrar as informações certas lá. Isso é importante para seus usuários, pois mostra a eles que você está por dentro dos desenvolvimentos recentes e sempre pode fornecer informações precisas. Isso gera confiança e fará com que eles voltem ao seu site. Também é importante para o SEO, já que reescrever seu conteúdo mostra ao Google que seu site está “vivo” e relevante. É por isso que manter seu conteúdo atualizado e atual é uma etapa importante na criação de conteúdo de qualidade. Portanto, certifique-se de ter tempo para atualizar seu conteúdo regularmente.
Invista tempo na estrutura do site
As cinco etapas que discutimos até agora ajudam você a escrever conteúdo fácil de ler e centrado no usuário. Agora, gostaria de discutir uma etapa extra que tem menos a ver com a escrita, mas ajudará os usuários e mecanismos de pesquisa a encontrar seu conteúdo de qualidade. A etapa da qual estou falando é trabalhar na estrutura do seu site .
A estrutura do site refere-se à maneira como você organiza o conteúdo do seu site e é uma parte vital de qualquer estratégia de SEO sólida. Isso ajuda o Google a determinar a importância de suas páginas individuais e quais páginas estão relacionadas entre si. Quando você estrutura bem o seu site, os mecanismos de pesquisa são capazes de indexar melhor as suas URLs e os usuários podem encontrar o caminho com mais facilidade. Ajudá-los a encontrar seu conteúdo de qualidade nos resultados da pesquisa, mas também quando já estão em seu site. É por isso que há muito a ganhar gastando tempo na estrutura do seu site. Leia mais sobre como trabalhar na estrutura do seu site e a importância de fazer isso.
Uma rápida recapitulação sobre conteúdo de qualidade
Embora um conteúdo bem estruturado e legível possa não levá-lo instantaneamente à posição superior no Google, ele definitivamente terá um efeito positivo em seu SEO a longo prazo. Portanto, antes de começar a publicar postagem após postagem (ou página após página), vale a pena considerar algumas etapas.
Certifique-se de escrever para seus leitores, tornar seu conteúdo legível, combinar a intenção de pesquisa com seus objetivos, ser confiável, manter seu conteúdo atualizado e trabalhar na estrutura de seu site. Dessa forma, você terá um conteúdo atraente que seus leitores irão apreciar. Isso terá um efeito positivo no número de visitantes, taxas de rejeição e conversões.
Verifique se o SEO se ajusta ao seu conteúdo!
Uma redação excelente é apenas uma parte de uma estratégia de SEO de conteúdo à prova de balas. Para ver ótimos resultados, você também precisa trabalhar em seus links internos, conteúdo pedra angular, pesquisa de palavras-chave e muito mais!