Você já viu aquelas sacolinhas que aparecem na publicação de alguns produtos no Instagram? Sempre quis ativar esse recurso para sua loja, mas sempre teve dúvidas de como fazer e se o recurso é liberado para sua empresa? Seus problemas acabaram! Confira um guia rápido do Instagram Shopping!
Hoje em dia, cada vez mais empresas postam imagens de seus produtos e serviços em suas contas do Instagram como forma de promoção. Esse comportamento do mundo empresarial é cada vez mais constante porque o Instagram tem se mostrado um aplicativo com grande potencial para as marcas.
A razão disso é a constante busca por implementar recursos e ferramentas voltadas para ajudar empresas de todos os portes a alcançarem mais seus clientes. Como, por exemplo, o Instagram Shopping que tem ajudado os varejistas a venderem seus produtos de forma segmentada, rápida e altamente engajadora.
Veja a seguir como você pode ativar esse recurso, cadastrar os seus produtos e alavancar suas vendas! Não perca essa chance e comece agora a utilizá-lo!
Entenda o que é e como funciona o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um recurso que permite que marcas criem suas próprias lojas virtuais dentro da rede social. Por meio dele, é possível cadastrar produtos e criar marcações nas fotos e nos stories, direcionando o usuário para a compra do item.
Dessa forma, cada produto mostrado nas fotos recebe uma tag (a famosa sacolinha) com o seu nome e o valor do item.
A venda pode ser realizada dentro do próprio aplicativo, com a opção de botão de checkout (ideal para marcas que não têm um site ou optam por centralizar os negócios na plataforma) ou existe a possibilidade de incluir um link de direcionamento para site externo.
Em ambos os casos, a facilidade e agilidade são fatores decisivos que podem contribuir significativamente para gerar mais conversões.
É um grande avanço para atender quem deseja uma experiência otimizada e finalização rápida de compra, aumentando as vendas pelo Instagram.
Vantagens do recurso para aumentar as vendas
O cadastramento dos produtos no Instagram Shopping facilita o acesso aos preços e imagens, além de permitir a compra instantânea, em poucos cliques. Ou seja, é uma forma de oferecer uma experiência de compra diferenciada para o seu cliente.
Veja outras vantagens valiosas tanto para você que vende, quanto para o seu cliente:
- Redirecionamento para a página de compra;
- Ferramenta totalmente segura, que permite realizar o checkout sem riscos;
- Otimização do processo de compras;
- Geração de tráfego para o site;
- Vitrine para atrair o público qualificado para visitar o site;
- Jornada de compra mais rápida;
- Fim das limitações dos links, pois com o Instagram Shopping, é possível expor os links de cada produto;
- Oportunidade de conquistar novos clientes;
- Possibilidade de aumentar o ticket médio.
Requisitos Instagram Shopping necessários para ativar
Apesar de ser fácil e intuitivo, para ativar o recurso Instagram exige que algumas normas sejam seguidas.
Portanto, para ativar sua lojinha no aplicativo, é necessário que:
- A conta esteja como perfil comercial;
- O perfil esteja associado à Página do Facebook da sua loja ou que você tenha uma conta no Gerenciador de Negócios;
- O negócio siga as políticas da plataforma. Apenas produtos físicos podem ser vendidos (além disso, não é autorizada a comercialização de produto adulto, álcool, animais);
- A empresa esteja localizada no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Austrália ou Espanha;
- O perfil tenha ao menos 9 postagens para que a loja seja ativada.
Essas são algumas das exigências do Instagram para ativar vendas online em seu aplicativo. Antes de começar a configurar a sua, confira se está seguindo todas essas normas, evitando ter problemas ao longo do processo e acabar não conseguindo finalizar o processo.
Instagram Shopping como ativar e criar sua Loja no Instagram
Agora que você já conhece os requisitos e sabe que sua empresa se enquadra nas exigências para ativar o Instagram Shopping, é hora de criar sua loja no aplicativo.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Conecte o perfil do Instagram para Negócios ao catálogo do Facebook
- Vá na página do Facebook do seu negócio e clique na aba “Loja”;
- Selecione configurar loja;
- Insira o endereço da loja;
- Escolha uma moeda para a cobrança dos preços;
- Selecione as taxas relacionadas a seu país e estado;
- Finalize e comece a cadastrar os primeiros produtos;
- Após o cadastramento inicial, aguarde a revisão que o Instagram precisa fazer para liberar a loja;
- Ao ser notificado sobre a liberação do recurso, cadastre os demais produtos: escolha a foto, adicione a tag de produto, coloque o nome, preço e fotos adicionais.
- Se quiser fazer o post no stories, o processo é parecido: suba a foto, na opção gifs e stickers, selecione o símbolo da bolsa de compras e cadastre as informações necessárias.
Pronto, seguindo esses passos simples a sua lojinha está ativa para vender muito!
Como criar uma publicação com as tags de preço
Depois de seguir o passo a passo que descrevemos acima você já pode fazer publicações no Instagram com tag e preço. Veja como:
- Acesse o Instagram;
- Clique em “Começar” na parte superior (ou vá em Configurações);
- Selecione “Produtos”, em seguida “Continuar”;
- Escolha o catálogo de produtos que deseja vincular à conta;
- Clique em “Concluir”;
- Selecione a foto que deseja criar o post, coloque legenda, efeitos e filtro se desejar;
- Toque em cima do produto que deseja colocar o preço e o link para compra;
- Coloque o nome conforme consta no catálogo e selecione-o quando aparecer na caixa de pesquisa;
- Clique em “Concluir”;
- Aperte “Compartilhar”.
Dicas para ter sucesso com o Instagram Shopping
Ativou sua loja? Então preste atenção: não basta só ter o recurso à disposição dos seus clientes. É fundamental traçar ações estratégicas para usá-lo da melhor forma, potencializando os resultados.
Veja algumas dicas:
- Siga uma linha estética nos seus posts, levando em consideração sua identidade visual;
- Escolha imagens que ilustrem bem os produtos;
- Imagens são fundamentais no anúncio, por isso, escolha uma foto que ilustre bem os produtos;
- Use as galerias para explorar várias fotos em uma única publicação. Ótima opção para criar lookbooks de uma coleção;
- Cheque se os links de direcionamento para o seu site estão funcionando;
- Posicione as tags harmoniosamente, certifique-se de que elas estão posicionadas em cima do produto e não umas sobre as outras;
- Mantenha uma frequência de postagens;
- Utilize muito bem as legendas, pois é por meio delas que o Instagram irá categorizar os posts;
- Faça reviews e análises.
Pronto! Agora que você já aprendeu informações técnicas para ter sua loja virtual no Instagram Shopping e teve dicas de como usá-lo estrategicamente, vamos colocar a mão na massa? Depois, venha aqui e nos conte a sua experiência com essa plataforma.