HTTP/2 é um protocolo novo para transporte de dados que irá acelerar drasticamente a internet e pode ajudar seu SEO. O “antigo” protocolo HTTP1.1 só permite que os servidores da internet enviem arquivos por uma única linha, uma de cada vez, e essa linha deve ser aberta e fechada após o envio de cada arquivo – um processo que pode levar muito tempo. O HTTP/2 oferece um aumento dramático de velocidade, pois a linha pode ser mantida aberta e muitas coisas podem ser enviadas de uma só vez. Este post aborda como o HTTP/2 funciona, por que é bom para o seu SEO e como implementá-lo em seu site.
O HTTP/2 usa novas tecnologias para eliminar um dos maiores gargalos da internet, introduzindo conexões de multiplexação completas. Os servidores agora podem abrir uma única conexão com um navegador e continuar enviando todos os arquivos de um site até que tudo seja feito. Depois disso, a conexão é encerrada e o navegador pode renderizar o site.
Como funciona o HTTP/2?
Sempre que você clica em um link para visitar um site, uma solicitação é feita ao servidor. O servidor responde com uma mensagem de status (cabeçalho) e uma lista de arquivos para aquele site. Depois de visualizar essa lista, o navegador solicita os arquivos um de cada vez. A diferença entre HTTP 1.1 e HTTP/2 está no que acontece a seguir.
Digamos que você queira um novo conjunto LEGO. Primeiro, você vai à loja para comprar seu LEGO. Ao chegar em casa, você abre a caixa e olha as instruções, que dizem o que você tem que fazer: um bloco de cada vez. Portanto, para cada bloco, você deve observar as instruções para ver qual bloco usar em seguida. O mesmo para o próximo bloco, e assim por diante. Esse vai-e-vem continua acontecendo até que você termine todo o conjunto LEGO. Se o seu conjunto tiver 9.500 blocos, isso vai demorar um pouco. Este é HTTP1.1.
Com HTTP/2 isso muda. Você vai até a loja para pegar sua caixa. Abra-o, encontre as instruções e você pode pedir todos os blocos usados em uma seção do conjunto LEGO. Você pode continuar pedindo as instruções para mais blocos, sem precisar consultar o manual. “Esses blocos vão juntos, então aqui estão eles.” Se você quiser muito rápido, você pode até pegar todos os blocos de uma vez para que você possa construir o conjunto em um instante.

HTTP/2 pode lidar com mais tarefas ao mesmo tempo
O HTTP/2 tem muitos recursos interessantes que podem ajudar a acelerar o tempo de carregamento. O mais importante, é claro, é a multiplexação completa, o que significa que várias solicitações podem ocorrer ao mesmo tempo em uma conexão que permanece aberta durante o processo de transferência. Outra coisa legal é o push do servidor; isso começa como um pedido, mas quando o servidor percebe que o HTML requer vários recursos, ele pode enviar todos de uma vez sem perguntar. Isso pode ser uma boa opção para o seu site, mas isso depende de alguns fatores complexos demais para serem abordados aqui.
Como eu disse anteriormente, com HTTP1.1 um navegador solicita um site -> servidor envia um cabeçalho de volta -> esse cabeçalho contém uma mensagem de status e um corpo HTML -> para cada arquivo necessário para construir o site, uma única conexão deve ser aberta e fechada repetidamente. Se uma peça desse quebra-cabeça funcionar, ela pode atrasar o resto, retardando ainda mais o processo. Isso é chamado de “head of line blocking” e é uma droga. Esta é uma das muitas razões pelas quais o HTTP1.1 pode usar uma atualização.
Por que HTTP/2 é bom para SEO? Porque a velocidade do site é importante
Precisamos de velocidade. A velocidade do site tem sido um fator de classificação de SEO há anos. Agora, com a introdução do índice mobile-first, o Google fará uma análise crítica da velocidade de carregamento do seu site para celular. Os sites só ficaram maiores nos últimos anos, e os sites grandes têm muitos recursos como HTML, JavaScript, CSS, imagens e assim por diante, o que significa um tempo de carregamento mais longo.
Outro grande problema é a latência – especialmente em dispositivos móveis . Quanto maior for sua latência, mais tempo levará para sua solicitação chegar ao servidor e para o servidor enviar de volta a resposta. É por isso que você deve sempre usar um CDN para reduzir o tempo que levará para levar os arquivos do seu site para mais próximo dos seus leitores. Embora os navegadores possam lidar com um pequeno número de conexões múltiplas, o que, por si só, adiciona mais tempo a todo o calvário, o processo de enviar coisas de um lado para o outro não muda realmente.
O HTTP/2 torna esse processo muito mais fácil de gerenciar para servidores e navegadores, acelerando drasticamente as coisas. Lembre-se de que o advento do HTTP/2 não desativa o HTTP1.1, pois os navegadores ainda usarão o protocolo antigo.
Implementando HTTP/2
A implementação do HTTP/2 é bastante fácil e é possível que seu servidor já esteja usando – teste-o usando a ferramenta HTTP2.Pro . Pergunte ao seu provedor de hospedagem para ver quais são suas opções. Escolha também um Content Delivery Network, também conhecido como CDN, que oferece uma solução HTTP/2 completa. Se você deseja implementar HTTP/2, também precisará de uma conexão HTTPS . Se você não tiver uma, obtenha um certificado SSL na GreenGeeks, por exemplo, para proteger sua conexão e atualizar para HTTP/2. Se você precisar de um suporte especializado poderá contratar nosso serviço de manutenção de site WordPress onde você pode contar com a experiência de especialistas para cuidar da segurança do seu site e também configurar uma estrutura de servidor veloz para impulsionar seu SEO.