SEO é uma forma de obter mais tráfego para seu site. Ao ter uma classificação elevada no Google, você atrai mais pessoas para o seu site. Eventualmente, seu objetivo provavelmente é vender suas coisas ou atrair mais visitantes regulares. Para obter mais tráfego para seu site, você otimizar seu conteúdo para palavras que as pessoas usam . No entanto, para aumentar suas chances de se classificar e realmente convencer as pessoas a comprarem suas coisas, assinarem seu boletim informativo ou voltarem ao seu site em outra ocasião, você deve levar em consideração a intenção de pesquisa . Aqui, direi o que é a intenção de pesquisa e como otimizar seus artigos para essa intenção.
O que é intenção de pesquisa?
Intenção de pesquisa (ou intenção do usuário, intenção do público) é o termo usado para descrever o propósito de uma pesquisa online. É a razão pela qual alguém faz uma pesquisa específica. Afinal, todo mundo que faz uma pesquisa online espera encontrar algo. Alguém está pesquisando porque tem uma pergunta e deseja uma resposta para essa pergunta? Eles estão procurando visitar um site específico? Ou eles estão pesquisando porque querem comprar algo? Muitos desses diferentes tipos de pesquisas fazem parte da jornada do usuário .
Ao longo dos anos, o Google tem trabalhado muito para melhorar seu algoritmo a fim de determinar a intenção de pesquisa das pessoas. E o Google deseja classificar as páginas que melhor se adaptam ao termo de pesquisa, bem como a intenção de pesquisa por trás de uma consulta de pesquisa específica. É por isso que é essencial certificar-se de que seu post ou página se adequa à intenção de pesquisa de seu público.
4 tipos de intenção de pesquisa
Existem alguns tipos distintos de intenção de pesquisa, estes quatro são os mais comumente usados:
1. Intenção informativa
Primeiro, existe a intenção informativa. Muitas pesquisas na internet são feitas por pessoas em busca de informações. Podem ser informações sobre o clima, informações sobre como educar crianças, informações sobre SEO, etc. Pessoas com intenção informativa têm uma pergunta específica ou querem saber mais sobre um determinado assunto.
Você deve estar ciente de que o entendimento do Google sobre a intenção vai muito além da simples exibição de resultados que fornecem informações sobre um termo específico. Sabe, por exemplo, que quem procura [molho de tomate] busca receitas, não a história culinária do molho. Ele entende que a maioria das pessoas digitando em [Mercúrio] está procurando o planeta, não o elemento. O Google até entende que, para alguns termos, como [como construir um alimentador de pássaros], é útil incluir vídeos e imagens.
2. Intenção de navegação
O segundo tipo de intenção de pesquisa é chamado de intenção de navegação. Pessoas com essa intenção desejam visitar um site específico. Por exemplo, as pessoas que procuram [Facebook] geralmente estão a caminho do site do Facebook.
Lembre-se de que uma classificação alta para um termo de navegação só é benéfica para o tráfego orgânico se o seu site for o que as pessoas procuram. Por exemplo, alguns anos atrás, um cliente nosso tinha um plugin do Google Analytics e eles conquistaram boas classificações no Google para o termo [Google Analytics]. Mas isso não direcionou nenhum tráfego para o site dele. As pessoas que pesquisavam [Google Analytics] procuravam o site do Google Analytics e quase nunca se interessavam pelo plugin dele.
3. Intenção transacional
O terceiro tipo de intenção de pesquisa é a intenção transacional. Muitas pessoas compram coisas na internet e navegam na web para encontrar a melhor compra. As pessoas estão pesquisando com intenção transacional quando seu objetivo é comprar algo.
4. Investigação comercial
Algumas pessoas têm a intenção de comprar em um futuro (próximo) e usar a internet para fazer suas pesquisas. Qual máquina de lavar seria a melhor? Qual plugin de SEO é o mais útil? Essas pessoas também têm intenção transacional, mas precisam de um pouco mais de tempo e de serem convencidas da melhor solução. Esses tipos de intenção de pesquisa são geralmente chamados de intenção de investigação comercial.
Intenção de palavra-chave
As palavras que as pessoas usam em suas consultas de pesquisa fornecem informações sobre a intenção do usuário. Isso também funciona ao contrário, quando você formula palavras-chave com palavras específicas de intenção.
Palavras-chave com intenção transacional geralmente contêm palavras como:
- Comprar
- quantidade
- desconto
- nomes de produtos
As pesquisas informativas podem (mas não necessariamente) conter palavras como:
- como fazer
- melhor maneira de
- Por quê
Como otimizar seu conteúdo para a intenção de pesquisa
Você deseja ter certeza de que um conteúdo se ajusta à intenção de pesquisa de seu público. Se as pessoas procuram informações, você não quer mostrar a elas uma página de produto. Pelo menos não imediatamente. Você provavelmente os assustaria. Se as pessoas quiserem comprar o seu produto, não as aborreça com artigos longos. Leve-os para sua loja.
Otimizar as páginas do seu produto para palavras – chave mais comerciais é uma boa ideia. Se você vende vitaminas para cães, pode, por exemplo, otimizar a página de um produto (categoria) para [comprar vitaminas para cães]. Talvez você também tenha um artigo sobre como dar vitaminas. Você poderia, por exemplo, otimizar esse artigo para o termo de pesquisa [como dar vitaminas para meu cachorro].
Pode ser muito difícil determinar a intenção de pesquisa de uma consulta. E, talvez usuários diferentes tenham uma intenção de usuário (um pouco) diferente, mas ainda assim acessem a mesma página. Felizmente, existe uma fonte direta a ser examinada se você quiser saber qual intenção se encaixa nas suas palavras-chave: as páginas de resultados de pesquisa. Descubra como você pode usar as páginas de resultados para criar um ótimo conteúdo baseado em intenções .
Se você quiser saber mais sobre a intenção de pesquisa de seu público, outra maneira é perguntar a eles. Você pode fazer uma pequena pesquisa, contendo perguntas sobre o que as pessoas estão pesquisando, e fazer essa pesquisa aparecer se as pessoas entrarem em seu site. Isso provavelmente lhe dará muitos insights valiosos sobre o seu público.
Conclusão
É crucial garantir que o conteúdo que você está escrevendo se encaixa tanto nos termos que as pessoas estão pesquisando quanto na intenção de pesquisa de seu público. Certifique-se de que seu post ou página seja informativo quando as pessoas estiverem procurando por informações. Mas leve as pessoas às suas páginas de vendas se elas quiserem comprar um de seus produtos.
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