Por que landing pages são importantes para o seu negócio?

No mundo dos negócios, todos os esforços são direcionados para atrair clientes. E não seria diferente no marketing digital! O principal ponto de uma estratégia é focar nas pessoas certas por meio dos canais digitais e fazer com que elas queiram consumir ainda mais conteúdos, e assim, caminhem pelo seu funil de vendas até se tornarem clientes. 

E uma parte desse processo está relacionada com as Landings Pages. Você sabe o que elas são, como funcionam e como usá-las? Ainda não, então, leia esse artigo até o final!

Já que para que a trajetória do funil de vendas do marketing digital de fato aconteça, é necessário converter os visitantes do seu site em leads no seu banco de dados. E não existe uma estratégia melhor de conversão que o uso de Landing Pages.

Preparamos um conteúdo para você entender o que é uma Landing Page, com dicas úteis para você criar uma estratégia que realmente impacte a conversão do seu funil. Vamos lá!

O que é landing page

No contexto do Marketing Digital uma landing page é criada com o único objetivo de fazer conversão. Que nada mais é que induzir um visitante da página a realizar uma ação predeterminada como, por exemplo, preenchimento de um formulário com dados pessoais. 

Em troca a empresa oferece algo de valor, os chamados materiais ricos, que pode ser uma planilha, e-book, vídeo interativo, infográfico ou qualquer outro item de interesse do público visitante.

Resumidamente, o objetivo é fazer com que ele passe de um visitante a uma oportunidade de negócio.

Uma Landing Page também pode ter uma oferta especial e, neste caso, a ação pretendida seria a realização da compra de um produto ou serviço.

Ao contrário dos sites, as páginas de conversão possuem poucos elementos, uma ação para ser realizada e conteúdo textual e visual estrategicamente elaborado para convencer a efetuar essa ação.

Tipos de landing page

Existem diversos modelos de Landing Pages que podem ser citados, como exemplo. Abaixo listamos seis modelos que testamos e usamos no nosso dia a dia:

  • Landing Page de Conversão: oferecer materiais ricos para transformar visitantes qualificados em Leads;
  • TYP Intermediária: depois que o lead converte na Landing Page de Conversão ele é redirecionado para esta página. A estratégia é agradecer pela aquisição e apresentar novos materiais, produtos ou serviços;
  • Thank You Page (páginas de agradecimento): redirecionamento de outra página, em que o usuário confirma algum tipo de ação. Pode ou não ter chamada para outras ações;
  • LP de Oferta Direta (Landing Page de Orçamento): modelo no qual você vai oferecer o seu principal serviço ou produto. O objetivo é fazer a pessoa entrar em contato com sua empresa, utilizado no último estágio do Funil de Marketing;
  • Squeeze Page: o propósito é somente capturar informações, sem oferta de nenhum material gratuito. Por exemplo: assinatura de newsletter, ser avisado de um evento, entrar na fila de lançamento de produto, etc;
  • Landing Page de Progressive Profile (com formulário e Login Social): também oferece um material rico como “moeda de troca”, mas é destinado exclusivamente para quem já é Lead na sua base.

Por que Landing pages são importantes na estratégia de marketing digital?

Landing Pages são páginas de um site com um foco principal: conversão. Por este motivo, tem peso importante dentro de uma estratégia de marketing digital, aumentando as conversões e resultados de uma empresa.

Tanto que é, atualmente, um dos recursos mais importantes de uma estratégia de marketing digital de sucesso.

Isso porque ter uma base de dados com informações sobre potenciais clientes é extremamente precioso e abre portas para melhorar o relacionamento, aumentar as vendas e expandir o seu negócio.

Veja algumas vantagens das Landing Pages:

  • É direta e prática;
  • Aumenta as conversões;
  • Aumenta o número de seguidores nas redes sociais;
  • É eficiente;
  • Te coloca em contato direto com o cliente;
  • Possibilita uma base segmentada e qualificada;
  • Aumenta a visibilidade e o conhecimento da marca;
  • Tem flexibilidade no valor de investimento.
  • Gera dados precisos e confiáveis para avaliação das campanhas.

Uma landing page bem trabalhada, clara e atrativa para o usuário, o incentiva a olhar o produto que deseja, a se sentir tentado a comprar ou executar a ação que sua página propõe.

A sua empresa precisa de uma?

Será mesmo que precisa? Esse é um questionamento muito comum.

Mas se você deseja ter uma base de contatos para trabalhar o marketing digital, então a resposta é: com certeza!

Com dados de contato do seu potencial cliente você tem a chance de, entre outras coisas:

    • Construir um relacionamento mais próximo com ele;
  • Aumentar a confiança e empatia;
  • Entender quem são as pessoas que acessam os seus conteúdos;
  • Identificar se o visitante tem mesmo o perfil do seu cliente ideal;
  • Munir o time de vendas com informações para facilitar as vendas;
  • Traçar estratégias para transformá-lo em um cliente de fato.

Assim, a conversão nas Landing Pages se torna uma ótima estratégia para encaminhar os seus visitantes até o próximo nível na jornada do funil de vendas.

Principais elementos de uma landing page

Ter uma Landing Page atraente e bem direcionada é o que vai determinar o índice de conversão da sua estratégia. Portanto, é crucial criar uma página apenas os elementos necessários para esta finalidade.

Ou seja, é fundamental eliminar distrações.

A Landing Page deve ter poucos elementos e ser totalmente focada na Chamada Para a Ação (CTA) pretendida. Dessa forma, o visitante terá apenas duas opções: realizar a ação pretendida ou sair da página. Isso aumenta consideravelmente a probabilidade de conversão.

Veja alguns elementos que são indispensáveis para uma Landing Page de sucesso:

  • Oferta que gere valor para quem visita a página: essa é a sua principal moeda de troca, portanto precisa ser atrativa.
  • Título: é fundamental deixar claro o tipo de conteúdo ou material que está sendo oferecido na página. Use mensagens diretas, de forma que desperte o interesse;
  • CTA: convide a pessoa a realizar a ação, usando frases no imperativo como: “Baixe agora”, “Receba o material”, “Acesse o conteúdo completo”, “Agende sua consultoria”, etc;
  • Descrição: dependendo da persona e da oferta, essa etapa pode ser dispensável. Mas se você optar por fazê-la é necessário passar a mensagem de forma sucinta e atrativa;
  • Conteúdos visuais: ajudam o visitante a compreender o que de fato está sendo ofertado, além de prender mais a atenção e despertar a curiosidade;
  • Formulário: a parte que mais interessa! Solicite somente dados realmente importantes e procure facilitar o processo de quem vai preencher as informações.

Textos de ofertas vagos, imagens mal editadas e mensagens pouco persuasivas prejudicam o objetivo de conversão. Portanto é essencial utilizar poucos elementos, mas de forma certeira.

Métricas para acompanhar os resultados

Existem alguns indicadores que devem ser analisadas continuamente para melhorar os resultados e tornar a estratégia cada vez mais rentável:

Taxa de rejeição

Indica a porcentagem de visitantes que rejeitaram a página, seja porque permaneceram por pouco tempo ou porque não consumiram o conteúdo e saíram.

Ajuda a entender se a página está atrativa e os conteúdos bem dispostos, sendo importante também para reavaliação da segmentação.

Taxa de conversão 

Uma das métricas mais importantes, pois mostra quantos visitantes foram convertidos na landing page.

A porcentagem pequena é indicativo de que é necessário otimizar alguns detalhes, cor do botão de conversão, chamadas, argumento ou até o texto do botão.

Taxa de cliques

Indica onde os visitantes mais clicaram e ajuda a compreender que tipo de informação e conteúdo os visitantes estão buscando. É importante para perceber se os usuários estão encontrando facilmente o que buscam durante a navegação.

Taxa de saída

É um pouco diferente da taxa de rejeição. A taxa de saída revela a quantidade de visitantes que tiveram algum tipo de interação com a landing page, mas que deixaram a página finalizar nenhuma ação.

Geralmente, um conteúdo pouco intuitivo é um dos principais motivos para uma alta taxa de saída.

Custo por lead

Permite entender qual o valor real de cada um dos leads conquistados. Requer expertise em mensuração de resultado para análise adequada do retorno financeiro.

Esses indicadores ajudam a monitorar sua estratégia para descobrir qual tipo de conteúdo e chamada traz números mais interessantes para o seu negócio.

Dicas para uma landing page que converte

Para finalizar nosso conteúdo, nada melhor que um checklist com dicas para ajudar você a construir uma landing page incrível! Confira abaixo. 

    • Fazer uma copy (texto da página) bem elaborada, de preferência utilizando gatilhos mentais e também uma storyline;
  • Mostrar o valor da sua oferta;
    • Trabalhar bem as imagens para chamar a atenção do visitante;
    • Ter cuidado com o tamanho dos arquivos. A dica é utilizar ultrapassar os 500 kb para facilitar o carregamento;
    • Definir uma palavra-chave para trabalhar o SEO e melhorar a otimização da página;
    • Utilizar formulários inteligentes, com poucos campos e menos invasivos;
    • Entregar um layout interessante e responsivo, compatível com o mobile;
  • Adicionar uma CTA;
  • Incluir depoimentos reais para gerar autoridade;
  • Remover as distrações, utilizando poucos elementos, mas de forma estratégica;
  • Não deixar o usuário pensar demais, a landing page não é um lugar para dubiedades;
  • Mensurar resultados e realizar testes para entender o que funciona melhor para os seus visitantes.

Então, você entendeu o que é landing page e como elas são importantes para alavancar seu negócio, impulsionando os resultados. E você não quer ficar fora disso, certo? Por isso, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma outra dica!

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