Sua palavra-chave foco é a(s) palavra(s) -chave para a(s) qual(is) deseja que sua postagem ou página seja classificada. Se você estiver particularmente ansioso para classificar uma palavra-chave específica, provavelmente ficará tentado a otimizar muitos artigos em seu site para essa frase-chave. Mas não é para isso que serve uma palavra-chave foco! Você só deve usar uma palavra-chave foco uma vez. Mas por que? E o que você faz se quiser desesperadamente se classificar para aquela palavra-chave em particular? Não se desespere: vou te contar tudo neste post.
Você tem um marcador laranja ou vermelho para a verificação de palavra-chave foco usada anteriormente no Rank Math SEO? Aqui está o que esta verificação faz e como tornar essa marca verde.
Não concorra com seus próprios artigos
A principal razão pela qual você não deve usar mais do que uma vez sua palavra-chave foco é não querer competir com você mesmo por uma posição no Google. Esse fenômeno é denominado canibalização de palavras-chave. Se você otimizar dois artigos diferentes para a mesma palavra-chave foco, estará dizendo ao Google que ambos são adequados para pessoas que pesquisam essa palavra-chave e que você deseja que ambos apareçam nos resultados da pesquisa. Embora isso não seja necessariamente impossível, você vai achar muito difícil.
Você precisa ter um site com muita autoridade para classificar dois artigos nos dez principais resultados de pesquisa para a mesma consulta. Se um dos seus artigos já está classificado com esse termo nos resultados da pesquisa, você pode ter autoridade suficiente para tentar classificar com um segundo. Se você ainda não está classificado para uma palavra-chave foco, nunca a use duas vezes! Atualize e melhore seu artigo original e escreva outro post que cobre uma pequena variação da palavra-chave.
Conquistar melhor ranking para sua palavra-chave desejada
O que você faz se você quer se classificar para aquela palavra-chave em que você colocou seu coração? Imagine que você está iniciando uma loja online de ração para cavalos. Você provavelmente quer ser encontrado por [ração para cavalos], mas como você está apenas começando, isso será bem difícil. Otimizar todas as suas postagens para [ração para cavalos] não é a estratégia correta. Então o que você deveria fazer? Sua pesquisa de palavras-chave fornecerá algumas ideias sobre quais outros termos você pode segmentar.
Conteúdo para o seu blog
Se você tem um blog – o que nós aconselhamos! – Você poderia escrever um artigo sobre os diferentes aspectos de alimentar seu cavalo bem e otimizá-lo para o termo [ração para cavalos] usando o plugin Rank Math. Em seguida, definir este artigo como conteúdo pedra angular do seu blog.

Na barra abaixo do seu editor de texto do WordPress no plugin Rank Math SEO, você pode marcar seu conteúdo como conteúdo pedra angular.
Você precisará escrever um monte de posts, cada um cobrindo um aspecto diferente do seu conteúdo ‘principal’ (ou pedra angular). Por exemplo, você poderia escrever artigos e otimizá-los para palavras-chave foco como [melhor tipo de feno para seu cavalo], [manejo de pasto], [alimentar cavalos magros], [alimentar cavalos de esporte] e assim por diante. Essas palavras-chave foco são chamadas de palavras-chave de cauda longa. Se você linkar esses artigos de cauda longa ao seu artigo de “pedra angular”, estará informando ao Google qual dos seus artigos é o mais importante, e isso ajudará na classificação de seu artigo mais valioso. Ao mesmo tempo, você também estará atraindo tráfego para esses artigos de cauda longa.
Conteúdo para sua loja
Então, e se você tiver muitas páginas de produtos para um tipo de alimentação de cavalos? Digamos que você tenha uma grande variedade: alimentos para cavalos magros, alimentos para cavalos gordurosos, alimentos para cavalos esportivos, etc. Você deve otimizar todas as suas páginas de produtos com alimentos para cavalos magros para [alimentos para cavalos magros]? Neste caso, faz mais sentido otimizar sua página de categoria para este termo, em vez de todas as páginas de produtos individuais!
Devo usar uma palavra-chave foco mais de uma vez?
A classificação para uma palavra-chave foco é possível se você escrever um artigo de pedra angular sobre essa palavra-chave de foco específica. E, não se esqueça que você precisará de uma boa estrutura de site para garantir que o artigo comece a ser classificado! Mas, a menos que você seja um site de alta autoridade e já tenha uma boa classificação para uma palavra-chave específica, NUNCA deve usar uma palavra-chave foco mais de uma vez.
Se você quiser classificar para uma palavra-chave, mergulhe um pouco mais fundo em um assunto. Veja quais dúvidas as pessoas estão tendo sobre isso. Se você olhar para essas dúvidas, você poderia escrever artigos de cauda longa sobre essas dúvidas? Além disso, observe os outros resultados da pesquisa, quem é a concorrência e o que eles mostram? Como você pode se diferenciar deles? Depois de escrever seu conteúdo, incorpore seus artigos em uma estrutura de site incrível para aumentar sua chance de classificação!
O que a verificação de palavra-chave foco anterior usada no Rank Math SEO faz?
Uma das avaliações da análise de SEO do plugin Rank Math é a verificação de palavra-chave foco usada anteriormente. Esta avaliação verifica se as palavra-chaves foco foram usadas anteriormente em outras postagens ou páginas em seu site. Se você o usou a palavra-chave foco para outro post ou página, você receberá um marcador vermelho, pois deve otimizar apenas uma página para uma palavra-chave foco.

O que fazer se você já usou sua palavra-chave foco mais de uma vez?
Se você clicar no link ao lado do marcador vermelho, ele o guiará para outro artigo que você escreveu sobre o assunto. Dê uma boa olhada nos artigos. Verifique qual deles tem o melhor desempenho nos motores de busca ou obtém mais tráfego. Mantenha esse artigo ou mescle os melhores aspectos de ambos os artigos naquele que tiver a melhor classificação.
Se você acabou de descobrir que está visando a mesma palavra-chave ou frase-chave com vários artigos, pode valer a pena auditar seu conteúdo para encontrar possíveis problemas de canibalização.
Quer aprender como escolher bem a sua palavra-chave foco?
Uma estratégia de palavras-chave sólida é indispensável se você deseja que seu site tenha uma classificação elevada no Google. Você deve investigar para quais palavras-chave gostaria de estar nas primeiras posições, pesquisar o que a concorrência está fazendo e, no mínimo, escrever um excelente texto sobre as palavras-chave em foco. Se você quiser aprender como realizar uma pesquisa completa de palavras-chave para o seu site, leia nosso guia definitivo para pesquisa de palavras-chave.