É inegável: o comércio on-line está crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Por exemplo, de acordo com o levantamento da Ebit/Nielsen, o faturamento do setor cresceu 47% no primeiro semestre de 2020. Além disso, por causa da pandemia do novo coronavírus, cerca de 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra na internet.
Mas, qual o papel do WooCommerce nesse cenário? Confira os detalhes a seguir!
O que é WooCommerce?
WooCommerce é uma extensão do WordPress para criação de lojas virtuais. Com esse plugin, é possível vender qualquer tipo de serviço ou produto na internet, integrando a plataforma a diversas formas de pagamento.
Atualmente, de acordo com o site Builtwith, o WooCommerce é a ferramenta para criação de loja virtual mais utilizada no mundo. Ele é usado por 28% de todos os sites do mundo – ou seja, por mais de 2,5 milhões de lojas virtuais.
No Brasil, o WooCommerce é a segunda plataforma em Código Aberto mais popular e a terceira mais utilizada. Conforme as estatísticas do site Builtwith, cerca de 35.600 sites brasileiros (15%) usam o plugin do WordPress.
A fama do WooCommerce é incontestável e merecida, pois ele traz resultados incríveis aos comércios on-line.
WooCommerce: vantagens e desvantagens
Sem dúvida, o maior diferencial do WooCommerce é o Código Aberto. Com essa funcionalidade, é possível personalizar a loja virtual e integrá-la a outros aplicativos e programas da sua empresa. Por exemplo, o plugin permite conectar o seu site ao e-commerce do Facebook e aumentar o alcance da marca.
Além de permitir o cadastro de mais de 140 formas de pagamento, esse plugin permite o cadastro e edição dos seus produtos de forma muito organizada e com excelente escaneabilidade.
Como o WooCommerce foi desenvolvido pelo WordPress, ele sempre prioriza que as páginas do seu site estejam otimizadas para SEO. Assim, a sua loja pode ser encontrada com mais facilidade nos motores de busca.
Além disso, ele realiza o acompanhamento completo do pedido, desde a recuperação do carrinho abandonado até o fechamento e entrega da compra e a emissão de relatórios para gestão.
Contundo, embora o WooCommerce seja fácil de instalar e usar, pode ser necessário a contratação de um desenvolvedor para ativar algumas funções ou integrá-lo a outras plataformas. No mais, a segurança interna do site, a atualização dos temas e o backup dos arquivos devem ser feitos por você.
Como usar o WooCommerce?
Em primeiro lugar, para começar a usar o WooCommerce é preciso ter um site hospedado no WordPress. Essa ferramenta é totalmente gratuita e pode ser integrada a qualquer tipo de negócio.
Então, para criar a sua loja on-line, basta buscar pela extensão na barra de pesquisa do menu “Plugins” e instalá-lo. Em seguida, quando a instalação estiver concluída, clique em “ativar” e configure de acordo com as necessidades do seu e-commerce. Assim, você poderá personalizar a exibição das páginas e as funcionalidades da sua loja.
Quer criar a sua loja on-line e vender muito? Então, venha conhecer a Natomada; a especialista em WooCommerce!