Graças a especialistas de todo o mundo, as melhorias no WordPress nunca param. Este trabalho contínuo no WordPress se reflete no número de novos recursos que podem ser encontrados em qualquer nova versão. A versão mais recente do WordPress 5.7 “Esperanza” não é exceção. Ele vem com algumas grandes melhorias, tanto no núcleo quanto no editor. Vamos dar uma olhada no que este lançamento traz para a mesa!
Blocos arrastar e soltar em seu post, melhorias em seus blocos reutilizáveis, um clique para migração de HTTP para HTTPS e muito mais. O WordPress 5.7 tem algumas melhorias interessantes reservadas para você que podem ajudá-lo a gerenciar seu conteúdo e melhorar alguns pontos técnicos.
Agora o novo editor é mais fácil de usar
Ajuste de tamanho de fonte em mais lugares: agora, os controles de tamanho de fonte estão exatamente onde você precisa nos blocos de Lista e Código. Chega de viajar para outra tela para fazer aquela única mudança!
Blocos reutilizáveis: várias melhorias tornam os blocos reutilizáveis mais estáveis e fáceis de usar. E agora eles salvam automaticamente com o post quando você clica no botão Atualizar.
Inserir arrastar e soltar: arraste blocos e padrões de bloco do dispositivo de inserção direto em seu post.
Impressione com blocos full-height
Outra adição que o WordPress 5.7 traz para o editor é o uso de blocos full-height. Antes, o editor de blocos já vinha com alguns blocos que você poderia usar para preencher toda a largura da tela. Com a adição desses blocos full-height, você pode criar layouts ainda mais perceptíveis que preenchem toda a altura da tela do visitante do site. Brinque com esses novos blocos e impressione os visitantes do seu site com um visual impressionante.

Mais opções para seus botões
Um dos muitos blocos do editor de blocos é o bloco de botões. Este bloco facilita a adição de um botão à sua página no estilo do seu site. Com o lançamento do WordPress 5.7, agora você também pode alinhar o conteúdo dos botões verticalmente. Além disso, esta versão vem com uma porcentagem predefinida para a largura do botão. Dando a você mais liberdade para posicionar seus botões e ver como eles ficarão.

Altere o tamanho dos ícones de redes sociais
Outro bloco que foi melhorado com o WordPress 5.7 é o bloco de ícones sociais. Este bloco permite que você coloque ícones de redes sociais em sua página onde quiser que eles apareçam. E agora, com a versão mais recente, você também pode ajustar o tamanho desses ícones para um tamanho de sua escolha. Permitindo que você esteja no controle de quanto foco existe nesses ícones.
Existem também várias melhorias para os blocos reutilizáveis, tornando-os mais estáveis e fáceis de usar. O ajuste do tamanho da fonte agora está disponível em mais blocos, como os blocos de Lista e Código. Além disso, as variações de bloco agora também podem vir com uma descrição e visualização no inspetor de bloco. Vá e dê uma olhada!
Migre facilmente de HTTP para HTTPS
Proteger seu site com uma conexão HTTPS é fundamental hoje em dia, pois protege as informações do usuário, arquivos e outros dados que estão sendo hospedados em seu site. Além disso, é bom saber que tudo o que há de novo na web requer esse modo seguro em seu site.
Com este lançamento, o WordPress pode detectar se um site é executado em um pacote de hospedagem que usa HTTPS, mas ainda não mudou de HTTP. E com um processo de atualização de um clique, você pode facilmente migrar para HTTPS, enquanto o WordPress atualiza automaticamente os URLs do banco de dados sempre que possível. Agora é um momento tão bom quanto qualquer outro para ativar esse certificado SSL, verificar suas configurações e fazer aquela mudança com um clique se ainda estiver usando HTTP.
Uma paleta de cores padrão mais simples
Essa nova paleta de cores simplificada reduz todas as cores que costumavam estar no código-fonte do WordPress em sete cores básicas e uma gama de 56 tons que atendem à taxa de contraste recomendada pela WCAG 2.0 AA em relação ao branco ou preto.
Encontre a nova paleta no esquema de cores padrão do painel do WordPress e use-a quando estiver criando temas, plug-ins ou qualquer outro componente. Para todos os detalhes, confira a nota do desenvolvedor da Paleta de cores .
Ele oferece aos desenvolvedores uma paleta de cores com uma gama mais ampla de esquemas de cores claras e escuras.

Você pode encontrar os códigos de cores desta paleta de cores aqui.
Lazy-load: agora disponível para iframes
Com o lançamento do WordPress 5.5 em agosto de 2020, o Lazy-load padrão para imagens foi introduzido. Lazy-load significa que uma imagem ou objeto em seu site não carrega até que apareça no navegador de seu visitante. Isso é feito para diminuir o tempo de carregamento de uma página e, com isso, melhorar a velocidade do seu site.
Agora, o Lazy-load também é possível para todas as incorporações que usam iframes. Por exemplo, um vídeo do YouTube que você incorpora em sua página. Tudo o que você precisa fazer é adicionar o seguinte atributo à sua tag iframe: loading=”lazy” e pronto!
Nova Robots API
O WordPress 5.7 também vem com uma nova API de Robots que possibilita aos desenvolvedores gerenciar a metatag de Robots em uma página. Com uma nova função chamada, wp_robots eles serão capazes de gerenciar a metatag do robots adicionando seus próprios filtros. Além disso, essa nova API inclui uma configuração para controlar se os mecanismos de pesquisa têm permissão para exibir grandes mídias de um site.
Por que estamos te falando isso? Porque, por padrão, a diretiva ‘max-image-preview: large’ será adicionada à metatag de robôs e isso significa que suas visualizações de imagem estarão disponíveis em uma resolução maior nos resultados da pesquisa. O Google, por exemplo, usa imagens indexadas assim no Google Discover. Obviamente, essa tag será ocultada automaticamente para sites definidos como não públicos.
Etapa final na mudança para jQuery 3.5.1
Com o lançamento do WordPress 5.7, também estamos na terceira e última etapa de fazer o salto para o jQuery 3.5.1. O objetivo do jQuery é tornar muito mais fácil o uso de JavaScript em seu site e esta versão mais recente vem com melhorias em relação a recursos, segurança e assim por diante. A equipe do WordPress está trabalhando nessa migração há algum tempo, com a primeira etapa sendo realizada no WordPress 5.5. Com este lançamento, eles estão na fase final. Isso significa que os desenvolvedores de tema e plug-in precisam ter certeza de que seu código é compatível com a versão mais recente do jQuery.
Se você é um usuário do WordPress que não funciona com jQuery, essa limpeza contínua significa que você receberá menos mensagens sobre essa migração em seu painel. E elas estarão em linguagem simples.
É hora de testar e atualizar
Claro, não mencionamos tudo o que há de novo nesta versão mais recente do WordPress. Se você estiver interessado em ler mais sobre cada novo recurso, dê uma olhada no Guia do WordPress 5.7. Depois disso, é hora de começar os testes em seu ambiente de teste e se tudo correr bem: atualize. A Natomada Produções tem uma equipe de especialistas para ajudar na atualização e manutenção do seu WordPress, confira nossos planos.
Boa sorte e conte-nos quais são suas experiências com o WordPress 5.7!