Escrever ótimos títulos de página é uma habilidade essencial para quem faz SEO. Por quê? Porque a tag de <title> pode ser a primeira coisa que um usuário vê nos resultados de pesquisa e também é um dos fatores mais importantes que o Google usa para determinar o assunto de uma página. Isso torna os títulos de página essenciais para o SEO e este artigo aborda por que você precisa de ótimos títulos de página e como criá-los.
O que é um título de página?
Vamos começar com o básico. Se você olhar para o código fonte de uma página (clique com o botão direito do mouse na página e escolha a opção “Exibir código fonte da página”) no seu navegador, e você encontrará um título na seção <head>. Se parece com isso:
<title>Exemplo de Título de Página - Exemplo.com</title>
Esta é a tag de título HTML, que também chamamos de título da página ou título de SEO. Quando você procura algo em um mecanismo de pesquisa, obtém uma lista de resultados que aparecem como snippets. Muitas vezes, o título de SEO faz parte do snippet junto com pelo menos uma URL e uma meta descrição. É claro que alguns resultados aprimorados também exibem classificações e outras informações adicionais.
Um exemplo de snippet com URL, meta descrição e título na fonte maior
Na maioria dos casos, a primeira coisa que as pessoas veem, mesmo antes de entrarem no seu site, é o título de SEO. Só para ficar claro, você não deve confundir o título SEO com o título principal da página . O título principal é o que os usuários veem depois que clicam no título de SEO e entram na própria página.
Em navegadores com guias, normalmente você também verá o título SEO na guia da página, conforme mostrado na imagem abaixo.
Um título de página em uma guia do navegador
Mas o Google nem sempre usará o título da sua página
Em agosto de 2021, o Google anunciou uma atualização sobre como eles geram títulos de páginas da internet. Isso significa que, às vezes, eles mostrarão um título diferente em seus resultados de pesquisa do que você definiu. Antes de entrarmos nisso, é bom notar que na maioria dos casos (mais de 80% das vezes) a tag de título HTML que sua página gera ainda é a mais usada.
Embora estejamos falando de uma atualização aqui, a decisão do Google sobre como exibir o título da sua página nos resultados da pesquisa não é novidade. Já fazem isso há algum tempo. A novidade é que agora eles querem usar apenas um título e não vão mais alterá-lo para diferentes consultas de pesquisa. E que eles usarão diferentes elementos em sua página para decidir qual será esse título exibido nos resultados da pesquisa. Elementos como sua tag de título, headings, texto em destaque na página e até mesmo como você vincula internamente a esta página.
Então, o que isso significa para você? No momento, essas mudanças não exigem que você faça nada diferente. O título da página que você definiu ainda é muito provável de ser usado e, mais importante, o título da página ajuda você a classificar uma palavra-chave. Essas alterações não afetam as classificações da sua página. O título que você dá é o que o Google analisará ao decidir como sua página classifica. Assim como antes.
Mas, com todas essas mudanças, não custa ficar de olho em como o Google exibe os títulos das suas páginas mais importantes! Portanto, recomendamos que você monitore a situação do seu site por enquanto. Fique de olho no Google Search Console, verifique seus resultados de pesquisa e observe as alterações nas taxas de cliques e de rejeição de suas páginas principais. Se você encontrar algo problemático (ou apenas muito, muito errado), informe o Google neste tópico de feedback.
Qual é o propósito (SEO) de um título de página?
O objetivo do seu título de SEO é fazer com que as pessoas cliquem nele, visitem seu site e leiam seu post ou comprem seu produto. Se o seu título não for bom o suficiente, as pessoas irão ignorá-lo e passar para outros resultados. Essencialmente, existem dois objetivos que você deseja alcançar com um título:
Deve ajudá-lo a classificar para uma palavra-chave;
Deve fazer com que o usuário queira clicar em sua página.
O Google usa vários sinais ao decidir o quão relevante você é para uma palavra-chave específica. Mesmo que você tenha uma boa classificação inicial, mas ninguém esteja clicando em seu resultado, sua classificação pode se deteriorar com o tempo. O oposto também é verdade. A princípio, você pode estar posicionado mais abaixo nos resultados da pesquisa. Mas, se o seu título fizer com que as pessoas cliquem nele, o Google notará. Consequentemente, com o tempo, seus rankings podem melhorar.
Além disso, como mencionado anteriormente, o Google usa o que foi especificado como o título da sua página como entrada de classificação. Portanto, não se trata apenas desses cliques, você também precisa garantir que o título da página reflita o assunto que está sendo discutido em sua página e a palavra-chave em que você está se concentrando. O título da página que você usa tem uma influência direta no seu ranking.
Agora que você sabe sobre a importância dos títulos de SEO, ficará satisfeito em saber que um bom plugin de SEO para WordPress pode ajudá-lo a criá-los. Em sua análise de SEO, o plugin verifica dois aspectos cruciais do título de SEO: a largura do seu título e se você usa sua palavra-chave.
O que a verificação de título de SEO em um Plugin de SEO faz?
Você encontra essa avaliação na guia SEO da barra lateral ou meta box de plugins como Yoast SEO ou Rank Math SEO. Se você ainda não escreveu um título, a avaliação o lembrará de fazê-lo. Além disso, eles verificam a largura do seu título. Quando for muito longo, você receberá um aviso. Quando um título tem uma largura ideal dá a você verá um marcador verde na análise.
Você pode encontrar a verificação de largura do título SEO na barra lateral do Yoast SEO / Rank Math SEO ou na caixa meta.
Como escrever um título com uma largura ideal para SEO
Se o seu título não tiver a largura certa, partes dele podem ser cortadas nos resultados de pesquisa do Google. A aparência do resultado pode variar, dependendo do dispositivo que você está usando. É por isso que você também pode verificar a aparência do seu título de SEO nos resultados de pesquisa para dispositivos móveis e desktop na “Pré-visualização no Google” do Yoast SEO . A ferramenta usa a versão móvel como padrão, mas você também pode alternar para visualizá-la na versão desktop.
Aqui está um resultado na versão desktop (computadores):
A visualização do Google no Yoast SEO permite alternar entre os resultados para dispositivos móveis e desktop.
E aqui está o resultado móvel para a mesma URL:
Uma visualização móvel para esta página específica
Largura vs. comprimento
Você já reparou que falamos de largura ao invés de comprimento? Por que? Em vez de usar uma contagem de caracteres, o Google tem uma largura fixa para os títulos contados em pixels. Embora suas tags de título possam ser longas e o Google não tenha um limite definido para o número de caracteres que você pode usar, há um limite para o que é visível nos resultados da pesquisa. Se o seu título for muito amplo, o Google o cortará visualmente. Isso pode não ser o que você quer. Além disso, você deve evitar desperdiçar espaço valioso tornando o título muito curto. Além disso, o título geralmente informa outros elementos do tipo título, como o og:title , que também possui restrições de exibição.
Felizmente, visualização do Google dos plugin de SEO para WordPress podem ajudá-lo! Você pode preencher seu título de SEO e o plugin lhe dará feedback imediatamente. A linha verde abaixo do título SEO fica vermelha quando o título é muito longo. Portanto, fique de olho nisso e use o feedback para criar ótimos títulos.
A visualização do Google no editor de blocos Yoast SEO para WordPress
O que a palavra-chave na avaliação de título no Yoast SEO faz?
Essa avaliação aparece na guia SEO da barra lateral Yoast SEO no WordPress e Shopify, e também na meta box no WordPress. Ele verifica se você está usando sua palavra-chave no título de SEO do seu post ou página. A verificação do plugin para isso é bastante rigorosa. Como o Google usa o título para descobrir o assunto da sua página, não ter a frase-chave foco ou palavra-chave foco no título pode prejudicar seus rankings. Além disso, os visitantes em potencial são muito mais propensos a clicar em um resultado de pesquisa que corresponda exatamente ao que eles estavam procurando. Para obter os melhores resultados, você deve tentar adicionar sua frase-chave no início do título de SEO.
Esta verificação descobre se você usou sua frase-chave foco em seu título
Como usar sua frase-chave no título de SEO
Às vezes, quando você está otimizando para uma palavra-chave de alta concorrência, todos terão a palavra-chave no início do título da página. Nesse caso, você pode tentar destacá-la colocando uma ou duas palavras na frente de sua palavra-chave foco, assim “recuando” levemente seu resultado.
Outras vezes, como quando você tem uma frase-chave muito longa, adicionar a frase-chave completa no início não faz sentido. Se o seu título de SEO parecer estranho com a frase-chave no início, tente adiciona-la o mais próximo possível do inicio do título de SEO. Mas sempre fique de olho no fluxo natural e na legibilidade do seu título.
Você deve adicionar sua marca ao título de SEO?
Por algum tempo foi moda entre alguns SEOs deixar o nome do site fora do título da página. A ideia era que a “densidade” do título importava, e o nome do site não ajudaria nisso. Não faça isso. O título da sua página precisa ter sua marca nele, de preferência de forma reconhecível. Se as pessoas pesquisarem um assunto e virem sua marca várias vezes, mesmo que não cliquem nele na primeira vez, elas poderão clicar quando o virem novamente na próxima página de resultados.
Se você não incluir o nome do seu site na tag de título, também correrá o risco de o Google alterar automaticamente o título para você, o Google acha que ele também precisa estar lá. Se você quiser ler mais sobre branding, não deixe de ler este post: 5 dicas sobre branding.
Otimizando os títulos das páginas após a publicação
Há algum tempo, enquanto analisava nossos dados do Google Search Analytics para natomadaproducoes.com.br, notei que, embora tenhamos uma boa classificação para [segurança para wordpress], não estávamos recebendo muito tráfego para isso. Otimizei o título da página e a meta descrição do nosso artigo de segurança para WordPress e isso aumentou o tráfego em mais de 30%. Minhas alterações no título foram feitas na mesma época da atualização – indicada pela linha vertical no gráfico abaixo:
A mudança foi bastante simples. Em vez do título ser:
Segurança para WordPress • Natomada Produções
Eu mudei para:
Segurança para WordPress em alguns passos fáceis! • Natomada Produções
Como você pode ver, isso não necessariamente melhora os rankings desta página. Do ponto de vista da palavra-chave, o título não é muito melhor, mas é mais atraente e levou a muito mais cliques, o que, é claro, era o resultado desejado.
Títulos para redes sociais
O que pode ser uma boa title tag para SEO não é necessariamente um bom título para mídias sociais. Nas mídias sociais, a otimização de palavras-chave é menos importante do que criar um título que atraia as pessoas a clicar. Muitas vezes você não precisa incluir o nome da marca no título. Isso é especialmente verdadeiro para o Facebook e o Twitter se você incluir alguma forma de branding na imagem do seu post.
Se você estiver usando um plugin de SEO para WordPress como Rank Math SEO ou Yoast SEO, poderá ter um título separado para Facebook e Twitter. Basta digitar o título do Google no editor de snipets. O título do Facebook e do Twitter pode ser inserido na guia social em seus respectivos campos. Se você não inserir um título específico do Twitter, o Twitter usará o título do Facebook.
Conclusão: Títulos de página – dê atenção a eles!
Concluindo, o ponto principal deste artigo é incentivá-lo a investir um pouco mais de tempo escrevendo bons títulos de página. Realmente vale a pena. Voltar e otimizar alguns títulos de suas páginas após a publicação também pode valer a pena. Isso é especialmente verdade se você já está bem ranqueado, mas não está recebendo muitos cliques.
Utilizamos cookies para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Natomada Produções a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.