A meta descrição é um trecho de até 155 caracteres – uma tag em HTML – que resume o conteúdo de uma página. Os mecanismos de pesquisa mostram isso nos resultados de pesquisa principalmente quando a frase pesquisada está dentro da descrição. Portanto, otimizá-lo é crucial para o SEO on-page. Este post mostrará as características de uma boa meta descrição e como o Yoast SEO pode ajudá-lo com isso.
O que é uma meta descrição?
A meta descrição é uma tag HTML que você pode definir para um post ou página do seu site. Nele, você pode descrever sobre o que é sua página. Se você tiver sorte, o Google o mostrará abaixo do título da sua página nos resultados da pesquisa. Ele traz a você a oportunidade de convencer os usuários dos mecanismos de pesquisa sobre o que sua página oferecerá e o que eles estão procurando pelo seu conteúdo.
Nos resultados de pesquisa do Google, é aqui que ele pode ser exibido:

E é assim que aparece no código HTML da página:
<meta name="description" content="Com o Instagram Reels, você não precisa ser um especialista em vídeo para criar conteúdo incrível. Comece a fazer vídeos agora mesmo."/>
Por que definir uma meta descrição?
Seu objetivo é simples: você precisa fazer com que alguém pesquisando por um termo de pesquisa no Google clique no seu link. Em outras palavras, as meta descrições existem para gerar cliques dos mecanismos de pesquisa.
Os mecanismos de pesquisa dizem que não há benefício direto de SEO na meta descrição – eles não a usam em seu algoritmo de classificação. Mas há um benefício indireto: o Google usa a taxa de cliques (CTR) como forma de descobrir se você é um bom resultado. Se mais pessoas clicarem no seu resultado, o Google o considerará um bom resultado e, com base em sua posição, o levará para cima no ranking. É por isso que otimizar sua meta descrição é tão importante, assim como otimizar seus títulos .
Infelizmente, não há garantia de que o Google exibirá a meta descrição que você escreveu. Mas, como há uma chance, sempre vale a pena o esforço para adicioná-lo ao seu post ou página.
Características de uma boa meta descrição
Com base na pesquisa que fizemos sobre esse assunto, bem como em nossa própria experiência, criamos esta lista de elementos que você precisa para escrever uma boa meta descrição:
1. Mantenha até 155 caracteres
O comprimento certo realmente não existe; depende da mensagem que você deseja transmitir. Você deve ter espaço suficiente para transmitir a mensagem, mas mantenha-a curta e ágil ao mesmo tempo. No entanto, se você verificar os resultados da pesquisa no Google, verá principalmente trechos de 120 a 156 caracteres, como no exemplo abaixo.

Infelizmente, não podemos controlar totalmente o que o Google exibe nos resultados de pesquisa. Às vezes, ele decide mostrar a meta descrição e, às vezes, apenas pega algumas frases do seu artigo. De qualquer forma, sua melhor aposta é mantê-la curta. Dessa forma, se o Google decidir mostrar a meta descrição que você escreveu, ela não será cortada na listagem de pesquisa.
2. Use a voz ativa e torne-a acionável
Se você considera a meta descrição um convite para sua página, você deve pensar no seu usuário e na (possível) motivação dele para visitar sua página. Certifique-se de que sua descrição não seja monótona, difícil ou muito enigmática. As pessoas precisam saber o que podem esperar encontrar em sua página.
O exemplo na imagem abaixo é o tipo de descrição que você deve se esforçar para escrever. É ativo, motivador e dirigido a você diretamente. Você só sabe o que vai conseguir se clicar no link!

3. Inclua uma frase de chamariz
“Olá, temos tal e tal produto novo, e você quer. Descubra mais! ” Isso se sobrepõe ao que dissemos sobre a voz ativa, mas queríamos enfatizar mais uma vez. A meta descrição é o seu texto de vendas. Exceto que, neste caso, o “produto” que você está tentando vender é a página que está vinculada. Convites como Saiba mais , Obtenha agora , Experimente gratuitamente são úteis e nós também os usamos.
4. Use sua palavra-chave foco
Se a palavra-chave de pesquisa corresponder a uma parte do texto na meta descrição, o Google estará mais inclinado a usá-la e destacá-la nos resultados da pesquisa. Isso tornará o link para seu site ainda mais convidativo. O Google às vezes até destaca sinônimos. No exemplo abaixo, tanto o Oscar quanto o Oscars estão destacados. Enfatizar seus resultados dessa forma faz com que eles se destaquem ainda mais.

5. Mostre as especificações, sempre que possível
Se você tiver um produto em sua loja Shopify ou WooCommerce voltado para os especialistas em tecnologia, pode ser uma boa ideia se concentrar nas especificações técnicas. Por exemplo, você pode incluir o fabricante, SKU, preço, coisas assim. Se o visitante estiver procurando especificamente por esse produto, é provável que você não precise convencê-lo. Como no exemplo abaixo. Observe que, para otimizar seu resultado dessa maneira, você deve trabalhar para obter rich snippets .

6. Certifique-se de que corresponda ao conteúdo da página
Este é um item importante. O Google descobrirá se você usar as meta descrições para induzir os visitantes a clicar no seu resultado. Eles podem até penalizá-lo se você fizer isso. Mas, além disso, descrições enganosas provavelmente também aumentarão sua taxa de rejeição. O que também diminuirá a confiança das pessoas em sua empresa. É uma má ideia só por isso. É por isso que você quer que a meta descrição corresponda ao conteúdo da página.
7. Torne-a única
Se sua meta descrição for a mesma de outras páginas, a experiência do usuário no Google será prejudicada. Embora os títulos de suas páginas possam variar, todas as páginas parecerão iguais porque todas as descrições são as mesmas. Em vez de criar meta descrições duplicadas, é melhor deixar em branco. O Google escolherá um snippet da página que contém a palavra-chave usada na consulta. Dito isto, escrever uma meta descrição exclusiva para cada página com a qual você deseja classificar é sempre a melhor prática.
Como escrever uma meta descrição concisa
Uma boa meta descrição convence as pessoas de que sua página oferece o melhor resultado para a pesquisa delas. Mas, para ser o melhor resultado, você deve saber o que as pessoas estão procurando. Qual é a intenção de pesquisa deles ? Eles estão procurando uma resposta para uma pergunta? Se forem, tente dar-lhes a resposta mais completa. Eles estão procurando um produto? Anote o que faz seu produto se destacar e por que eles o comprariam em sua loja. Seja conciso e convincente!
Você recebe feedback em tempo real sobre o tamanho da meta descrição na seção de visualização do Google na barra lateral ou na meta box do Yoast SEO. Se você quiser escrever uma meta descrição, clique em “Pré-visualização no Google” na barra lateral do Yoast SEO. Isso abrirá o editor de snippet e você verá campos de entrada para editar o título SEO , o slug e a meta descrição. Quando você começar a digitar no campo de entrada de meta descrição, a visualização do snippet na parte superior do editor de visualização do Google mostrará imediatamente seu novo texto. Abaixo do campo de entrada, há uma barra. Fica laranja quando você começa a digitar e fica verde quando você adiciona informações suficientes. Quando você adiciona muito texto, ele fica laranja novamente.

Também é possível escrever ou editar sua meta descrição na caixa meta do Yoast SEO abaixo do seu editor de post. Basta acessar a guia SEO na caixa meta (se não estiver nessa guia por padrão) e você pode começar a digitar no campo em Meta descrição imediatamente.
O que fazer se você precisar criar meta descrições em muitas páginas?
Parece que você precisa mudar todas as suas meta descrições depois de ler isso? Mas não sabe como encaixar isso na sua agenda? O Google tem a resposta:
Se você não tiver tempo para criar uma descrição para cada página, tente priorizar seu conteúdo: no mínimo, crie uma descrição para os conteúdos críticos, como sua página inicial e páginas populares.
Você pode verificar quais de suas páginas têm a classificação mais alta com o Google Search Console. Simplesmente pegue a partir daí. Além disso, também é possível otimizar suas meta descrições com variáveis no Yoast SEO. Permitindo que você acelere muito esse processo sem ter que se preocupar com descrições duplicadas.
Se você preferir escrever uma descrição exclusiva para cada uma de suas páginas e tiver muito o que fazer, poderá usar a ferramenta de edição em massa no Yoast SEO para WordPress. Vá até a página Ferramentas, clique em “Editor em massa” e selecione a guia “Descrição”. Você poderá ver todas as meta descrições já definidas para suas páginas e poderá adicionar novas rapidamente sem precisar abrir cada página individualmente. No entanto, com esta ferramenta, você não receberá avisos se sua descrição for muito curta/longa ou se a palavra-chave foco estiver ausente.
Metadescrições para compartilhamento social
Você tem um plugin de SEO? Nesse caso: verifique a visualização do Facebook e do Twitter na barra lateral do Yoast SEO ou na guia social na caixa meta do Yoast SEO abaixo do seu post ou página. Você pode adicionar uma descrição separada para seus canais de mídia social lá.