Conforme seu site cresce, você terá mais e mais posts. Alguns desses posts serão sobre um assunto semelhante. Mesmo quando você sempre o categorizou bem, seu conteúdo pode estar competindo consigo mesmo: você está sofrendo de canibalização de palavras-chave. Ao mesmo tempo, alguns de seus artigos podem ficar desatualizados. Para evitar tudo isso, encontrar e corrigir problemas de canibalização de palavras-chave deve fazer parte do seu trabalho de manutenção de conteúdo.
Canibalização de palavras-chave?
Canibalização de palavras-chave – ou canibalismo de conteúdo – surge quando seu site tem vários artigos com conteúdo semelhante sobre a mesma palavra-chave. Esse problema afeta principalmente sites em crescimento: mais conteúdo significa uma chance maior de criação de posts e páginas muito semelhantes. Para os mecanismos de pesquisa, é difícil distinguir entre esses artigos semelhantes. Como resultado, eles podem classificar todos os artigos sobre esse assunto em uma posição inferior.
Leia mais: O que é canibalização de palavras-chave »
Como identificar e resolver o canibalismo de conteúdo
Em muitos casos, resolver a canibalização de palavras-chave significa excluir e mesclar o conteúdo. Vou mostrar a você alguns dos trabalhos de manutenção como fizemos na Natomada Produções, para mostrar como fazer isso. Em particular, vou mostrar a você meu pensamento em torno de um grupo de artigos que encontramos e que estavam classificados para a palavra-chave “pesquisa de palavras-chave”.
Etapa 1: Auditoria do seu conteúdo
A primeira etapa do meu processo foi encontrar todo o conteúdo que tínhamos em torno da palavra-chave “pesquisa de palavras-chave”.
Digite o comando na pesquisa do Google: site:seudominio.com.br
junto com "palavra-chave"
entre aspas, para o Google te mostrar os artigos que considerava ser sobre pesquisa da palavras-chave. Eu simplesmente procurei site:natomadaproducoes.com.br "pesquisa de palavra-chave"
e o Google me deu todas os posts e páginas do site que mencionavam o assunto.
Eu tinha encontrado um total de 13 artigos que eram inteiramente dedicados à pesquisa de palavras-chave ou tinham grandes seções que o mencionavam. Outros 20 ou mais o mencionaram de passagem e vincularam-se a alguns dos outros artigos.
A razão pela qual comecei a auditar o conteúdo para este grupo específico de palavras-chave é simples: eu queria melhorar nossa classificação para a palavras-chave “pesquisa de palavras-chave”. Então, eu precisava analisar quais dessas páginas estavam bem classificadas e quais não tinham um bom desempenho. Essa manutenção de conteúdo acabou sendo extremamente necessária. Certamente era hora de encontrar e corrigir possíveis problemas de canibalização!
Etapa 2: Analise o desempenho do conteúdo
Entrei no Google Search Console e fui para a seção Desempenho. Nessa seção, cliquei na barra de filtro:

Cliquei em Consulta e digitei “pesquisa de palavra-chave” na caixa assim:

Isso faz com que o Google Search Console filtre a todas as consultas que contenham essa palavra-chave. Isso fornece dois dados muito importantes:
- Uma lista de palavras-chave para o seu site foi exibida nos resultados da pesquisa e os cliques e a taxa de cliques (CTR) para essas palavras-chave;
- Uma lista das páginas que estavam recebendo todo esse tráfego e quanto tráfego cada uma dessas páginas recebeu.
Comecei observando o número total de cliques que recebemos para todas essas consultas e, em seguida, olhei para as páginas individuais. Algo ficou imediatamente claro: três páginas estavam recebendo 99% do tráfego. Mas eu sabia que tínhamos 13 artigos que abordavam esse assunto. Obviamente, era hora de limpar. Obviamente, não queríamos jogar fora nenhum post que estava recebendo tráfego e que não estava incluído neste segmento de tráfego. Então eu tive que verificar cada post individualmente.
Eu removi o filtro de consultas e usei outra opção que está lá: o filtro de página. Isso permite que você filtre por um grupo de URLs ou por uma URL específico. Em sites maiores, você pode filtrar por grupos de URLs. Nesse caso, examinei os dados de cada uma desses posts individualmente, e você terá que fazer isso, se você realmente deseja encontrar e corrigir a canibalização de palavras-chave em seu site.
Etapa 3: tempo de decisão
Conforme eu passava por cada post neste processo de manutenção de conteúdo, decidi o que íamos fazer: mantê-lo ou excluí-lo. Se eu decidisse que deveríamos excluí-lo (o que fiz para a maioria dos posts), decidi para qual post deveríamos redirecioná-lo. Os posts mais básicos que decidi redirecionar para a nosso post de SEO para iniciantes: o que é pesquisa de palavras-chave?. Os posts sobre ferramentas de pesquisa de palavras-chave foram redirecionadas para nosso artigo que ajuda você a selecionar (e entender o valor de) uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. A maioria dos outros eu decidi redirecionar para nosso guia completo de pesquisa de palavras-chave.
Para cada uma desses posts, avaliei se eles tinham seções que precisávamos mesclar em outro artigo. Algumas desses posts tinham parágrafos ou até mesmo seções inteiras que poderiam ser mescladas em outros posts. Quando mesclar posts envolve mais trabalho (e tempo) do que adicionar um parágrafo ou algumas frases, recomendamos trabalhar em um novo rascunho, clonando um dos posts originais com o plugin Duplicate Post . Dessa forma, você pode trabalhar no rascunho do seu post sem fazer alterações ativas em seus posts originais.
Eu encontrei um post que, embora não fosse classificado para palavra-chave “pesquisa de palavras-chave”, ainda precisava ser mantido: ele falava especificamente sobre “palavras-chave de cauda longa”. Ele tinha um alcance tão claro para esses termos que excluí-lo seria um desperdício, então decidi redirecionar os outros artigos sobre o assunto para aquele artigo específico.
Etapa 4: Plano de Ação
Agora era hora de agir! Eu tinha uma lista de atividades no plano de ação: conteúdo a ser adicionado a artigos específicos, após o qual cada um dos artigos de onde vinha esse conteúdo poderia ser excluído. Usando o Rank math SEO Premium, é fácil fazer redirecionamento 301 de um post ou página ao excluí-la, de modo que o processo foi bastante simples.
Com isso, cuidamos dos 13 artigos específicos sobre o tema e retemos apenas 4. Ainda tínhamos uma lista de cerca de 20 artigos que mencionavam o tema e linkavam para a um dos outros artigos. Analisamos todos eles e nos certificamos de que cada um estava linkado a um ou mais dos 4 artigos restantes na seção apropriada.
Consertar a canibalização de palavras-chave é um trabalho árduo
Se você está pensando: “Isso dá muito trabalho”. Sim, encontrar e corrigir a canibalização de palavras-chave requer um grande esforço. E não escrevemos apenas sobre o assunto pesquisa de palavras-chave, então esse é um processo que temos que fazer por alguns períodos, várias vezes por ano. Esta é uma estratégia de manutenção de conteúdo muito repetível:
- Auditoria, para que você saiba qual conteúdo possui;
- Analise, para saber o desempenho do conteúdo;
- Decida qual conteúdo manter e qual jogar fora;
- Plano de Ação.
Agora, “tudo” que você precisa fazer é passar por esse processo pelo menos uma vez por ano para cada grupo importante de palavras-chave para as quais deseja que seu site seja classificado para 1º página do Google.
Continue lendo: Use sua palavra-chave foco apenas uma vez »
Conclusão
Consertar a canibalização de palavras-chave é apenas uma peça do grande quebra-cabeça de SEO de conteúdo. Curioso para saber como SEO pode impulsionar os seus negócios?
Reserve minha reunião gratuita de marketing